Notícias

Mesmo com dificuldades, PS5 chega a 17,3 milhões de unidades vendidas

Número é cerca de 3 milhões a menos do que o PS4 registrou em seu primeiro ano, o que pode ser explicado pelas dificuldades na fabricação do novo console

por Thiago Barros
Mesmo com dificuldades, PS5 chega a 17,3 milhões de unidades vendidas

Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas na fabricação nos últimos anos, o PS5 é um sucesso absoluto. Em divulgação de resultados financeiros nesta quarta-feira (02), a PlayStation anunciou que já vendeu mais de 17,3 milhões de unidades do console. Só nesse último trimestre (de outubro a dezembro), foram vendidas mais de 3,9 milhões.

Vale registrar que, neste report, completa-se exatamente um ano de PlayStation 5 no mercado. E a grande questão a se fazer é: e se não houvesse nenhum empecilho e ele tivesse sido lançado normalmente e tido um ano “tradicional”? A nível de comparação, o PS4 vendeu cerca de 20,2 milhões nos seus primeiros 12 meses nas lojas.

Conforme explicado no Twitter pelo analista da Niko Partners, Daniel Ahmad, o console da nova geração sofre com uma escassez contínua de componentes eletrônicos. E isso, obviamente, influencia diretamente nos números. Quantas vezes você viu estoques do console serem esgotados em minutos? Quantos amigos você tem que querem um PS5, mas não conseguiram comprar?

PlayStation 5 x PlayStation 4

E isso não é exclusividade do Brasil. Acontece no mundo inteiro. O gráfico abaixo mostra o número de vendas do PS5 e do PS4 em seus respectivos quatro trimestres dos anos (de calendário) em que foram lançados. Ou seja, entre 2020 e 2021 pro PlayStation 5 e entre 2013 e 2014 para o PlayStation 4. Uma rápida análise mostra as semelhanças e diferenças.

Imagem

Note que, no primeiro trimestre de cada um, houve um rigoroso empate. Natural, porque neste período, normalmente, há um estoque realmente limitado. O PlayStation 4 também esgotou muito rápido quando saiu. No segundo e terceiro trimestres, pouca diferença em número de comercializações, com o PS4 registrando apenas cerca de 500 mil unidades a mais.

Só que no quarto trimestre de cada console no mercado, o PlayStation 4 vendeu muito mais. E a explicação é simples: as festas de fim de ano sempre representam grandes vendas, certo? Só que, nessa geração, não houve unidades suficientes para atender à demanda. Foram “só” 3,9 milhões de consoles vendidos, contra 6,4 milhões de unidades do PS4 em 2014.

E por falar em PlayStation 4, a gigante japonesa também revelou que ele já chegou à marca de 116,8 milhões de vendas desde novembro de 2013. Ou seja, ele deve terminar seu ciclo bem longe do recorde do PS2 (cerca de 155 milhões), mas com o sucesso bem maior do que o do PS3 (cerca de 87 milhões).

O futuro do PS5

Basta uma olhada na página PS5 Stock, do site Push Square, para perceber que a situação do PlayStation 5 não mudou muito. Ele segue fora das prateleiras das principais lojas dos Estados Unidos. No Brasil, não é diferente. Uma rápida pesquisa no Google mostra que não estão sendo vendidas unidades do console no varejo – apenas em revendedores com preços bem mais altos.

A situação, inclusive, fez com que a Sony baixasse a previsão de vendas do console nesse ano fiscal (que termina em março), que era de 14,8 milhões, para 11,5 milhões. Ela também diminuiu a previsão de comercializações totais, desde o lançamento até o fim de março de 2022, de 22,6 milhões para 19,3 milhões de unidades.

Contudo, a expectativa é de que a fabricação irá se normalizar nesse ano, que também deve ter um enorme número de interessados no console, especialmente com novos jogos de Horizon e God of War chegando. E você, já garantiu o seu PS5? Está na expectativa por um? Conte para a gente nos comentários!