Notícias

No Reino Unido, Sony é processada em bilhões por práticas abusivas na PS Store

Ação é coletiva e pode custar £5 bilhões aos cofres da companhia

por Jean Azevedo
No Reino Unido, Sony é processada em bilhões por práticas abusivas na PS Store

A Sony está enfrentando um processo judicial de ação coletiva no valor de £5 bilhões (cerca de R$ 30,6 bi na conversão atual) no Reino Unido. O processo foi iniciado em agosto de 2022 por Alex Neill, ativista dos direitos do consumidor, onde ele acusa a companhia por praticar preços excessivos na PlayStation Store.

Na ação, alega-se que a publisher japonesa abusa de sua posição dominante no mercado e exerce cobranças “exorbitantes” na plataforma digital. Esse processo tem rodado desde 2022 e Neill enxerga um cenário onde a empresa também impõe termos rigorosos a desenvolvedores e editores de jogos.

Nos bastidores, a Sony tentou encerrar o processo, alegando que era “falho de ponta a ponta”, mas o Tribunal de Apelação de Concorrência do Reino Unido concedeu a Neill a aprovação para levar o caso a julgamento.

PS Store Promoção da PS Store Promoção na PS Store

O grupo representado na ação coletiva inclui qualquer pessoa no Reino Unido que comprou jogos ou DLC pela PlayStation Store entre 19 de agosto de 2016 e 19 de agosto de 2022. Estima-se que cada consumidor afetado teria direito a indenizações entre £67 e £562 com acréscimo de juros.

Como informado pelo VGC, o financiamento do processo é realizado por um terceiro, financiador de litígios e acordos de honorários condicionais, trabalhando como consultores jurídicos. A decisão só deve sair daqui a alguns anos, mas vale ficar de olho no desenrolar dessa história.

Estúdio da Sony, Savage Game Studios está de cara nova

A Sony fez uma reformulação no setor mobile da PlayStation Studios e a antiga Savage Game agora se chama Neon Koi. O estúdio passou por diversas mudanças e trocou até de liderança. Entenda melhor aqui!