Sony não planeja lançar um PS Vita 2
Neste momento, a Sony não tem planos para lançar um PS Vita 2, segundo Shuhei Yoshida, presidente da Sony World Wide Studios. O executivo destacou que o momento para os consoles portáteis "é delicado".
Falando para jornalistas na EGX 2015, evento de games que acontece na Inglaterra, Yoshida disse que a companhia nipônica não pensa em lançar um sucessor para o Vita muito em virtude dos dispositivos móveis, que hoje são as principais plataformas de jogos para maioria das pessoas.
As pessoas tem telefones, e é muito mais fácil jogar nos smartphones. Muitos desses jogos são gratuitos. Sou grande fã do PS VIta e trabalhamos duramente em todos os aspectos do console. Os jogos baseados em toque são divertidos e há jogos muito bem desenvolvidos, mas ter direcionais e botões tornam as coisas completamente diferentes. Por isso espero, como muitos de vocês, que a cultura de se jogar nos consoles portáteis continue, mas a situação é complicada pelo amplo domínio dos dispositivos móveis.
Definitivamente, tanto a Sony, como a Nintendo (principal fabricante de consoles portáteis) terão que se reinventar para competirem frente a estes novos desafios. É notória a facilidade em baixar um jogo e rapidamente se divertir através dos celuares e tablets. Além disso, o poder de processamento destes dispositivos já não devem em nada para um console de mão.
Outro fator importante a ser destacado são os preços. Enquanto um jogo para celulares é muito mais acessível, os jogos para portáteis saem quase no mesmo valor de um console de mesa. Triste não?
E quanto a você, acredita que os portáteis como PS Vita e Nintendo 3DS perderão grande fatia do mercado frente aos dispositivos ou ainda é possível inovar?