Notícias

Sony anuncia primeira grande atualização para o PlayStation 5

Games de PS5 poderão ser salvos em dispositivos USB

por Vinícius Paráboa
Sony anuncia primeira grande atualização para o PlayStation 5

A Sony anunciou, nesta terça-feira (13), uma grande atualização do PlayStation 5. O update programado para chegar na quarta-feira (14) trará um recurso interessante ao console: será possível salvar jogos de PS5 em um dispositivo USB.

Através do PlayStation Blog, Hideaki Nishino, vice-presidente de plataforma da empresa japonesa, explica a novidade. Segundo ele, o jogador poderá armazenar o game em um armazenamento via USB e transferi-lo de volta ao console quando bem entender — esse processo é mais rápido do que baixar o jogo ou copiá-lo de um disco.

Nishino também ressalta que os títulos de PlayStation 5 foram criados para se aproveitar do loading instantâneo do SSD. Por conta disso, não haverá como reproduzi-los diretamente do dispositivo USB. O novo recurso servirá unicamente para ampliar os recursos de armazenamento do console.

Menus do PlayStation 5 com DualSense em destaque
(Foto: PlayStation Blog)

A Sony também preparou mais novidades. Agora, o Share Play poderá ser compartilhado entre gerações. Em outras palavras, usuários de PS4 e PS5 conseguirão compartilhar e ver as telas de jogo entre si. As opções incluem também passar seu controle virtualmente para um amigo ou passar um segundo controle virtualmente para jogar jogos cooperativos.

Ainda falando sobre recursos sociais, o gamer terá a opção de solicitar a participação em uma sessão de jogo. Segundo Nishino, “a opção ‘Solicitar Participação’ também serve como um atalho para enviar um convite de jogo, reduzindo o tempo para entrar em games com amigos. No menu ‘Configurações de Privacidade’ há como modificar opções de interação em grupos, jogos e mensagens.

Menus do PlayStation 5 com jogo Astro's Playroom ao fundo
(Foto: PlayStation Blog)

Mais novidades na atualização do PlayStation 5

Calma, as novidades ainda não acabaram. O menu “Game Base” passou por melhorias e oferecerá acesso mais rápido a conteúdos importantes. De acordo com a Sony, o jogador conseguirá alterar facilmente entre grupos e amigos, ver o que os amigos estão fazendo ou ativar/desativar notificações de grupos existentes.

Além disso, o usuário poderá desabilitar rapidamente o chat do jogo ou ajustar o volume dos demais jogadores. A primeira opção desliga o áudio e o microfone de todos os outros gamers. Já na outra, é possível ajustar o volume individual de cada player, ao invés de pedir para eles mesmos fazerem isso.

O update também ajudará os apressadinhos de plantão. Se as desenvolvedoras liberarem o pré-download de seus games e o usuário tiver ligado a configuração “Atualizações Automáticas”, o título será baixado no PlayStation 5 — se este estiver ligado ou em modo de repouso.

O patch ainda melhora a personalização na biblioteca de jogos, permite o ajuste de zoom da tela e apresenta um menu de configurações e estatísticas de troféus. Neste último, o jogador conseguirá ver rapidamente um resumo do seu nível de troféus, bem como escolher salvar imagens/vídeos de troféus de nível superior, como ouro e platina.

Lista de troféus do PlayStation 5
(Foto: PlayStation Blog)

Novos recursos do PlayStation App

Por fim, a Sony anunciou estar lançando novos recursos para o PlayStation App. Nishino diz que será possível “entrar em sessões multiplayer de PlayStation 5 pelo aplicativo, gerenciar o armazenamento do console, comparar coleções de troféus com amigos e classificar e filtrar produtos mostrados na PlayStation Store“.

Expansão de armazenamento M.2 só no futuro

A empresa japonesa também ressaltou não ter esquecido do firmware que oferecerá suporte à expansão de armazenamento por unidades M.2. No momento, os devs trabalham em cima disso, portanto, não espere comprar um SSD novo tão já.