Notícias

Sony explica porque demorou “tanto tempo” para aderir ao crossplay; veja

Empresa reforça que o recurso não tão simples assim.

por Raphael Batista
Sony explica porque demorou

A Sony está dando os primeiros passos para disponibilização do crossplay, mas quais motivos fizeram com que ela fosse a última das três grandes (Sony, Microsoft e Nintendo) a aderir a ideia?

Em uma participação no PlayStation Blogcast 300 (via Eurogamer), o presidente da divisão PlayStation explicou que os desafios para implementação eram vários, desde técnicos até práticos.

“Sabíamos que isso era um desejo e queríamos oferecer da melhor maneira possível. Habilitando o crossplay, agora, não estamos virando um botão dizendo ‘pronto, use-o’. Isso é um recurso multi-dimensional que requer tempo e investimento.

Então nós precisávamos olhar do ponto de vista técnico, precisamos trabalhar com nossos parceiros com uma visão de negócios, precisamos ter a certeza de permitir isso, precisamos oferecer o suporte corretamente, todos esses fatores se apresentam na equação. Tudo precisa estar alinhado,

É por isso que o crossplay demorou um pouco mais para nós, mais do que eu havia desejado. Mas tomou o tempo necessário para que ficasse pronto. Por isso que não somente anunciamos, como também já disponibilizamos concomitantemente.”

Sobre o desempenho do crossplay em Fortnite – o primeiro a servir de teste -, o representante da PlayStation ainda não compartilhou resultados concretos, mas acredita que tudo está fluindo tranquilamente até o momento.

Por fim, o executivo foi bastante cauteloso com outra pergunta:quais serão os próximos jogos a incluírem a possibilidade de interação entre as diferentes plataformas?

“Isso é um programa BETA no momento. Acredito que seja possível no futuro em outros jogos, mas o serviço acontecerá no tempo devido e com trabalho em conjunto”.