Notícias

Sony e TSMC podem fundar fábrica de chips no Japão, diz Nikkei

A escassez de semicondutores no mercado pode fazer parceria entre as duas companhias acontecer

por Jean Azevedo
Sony e TSMC podem fundar fábrica de chips no Japão, diz Nikkei

De acordo com o site Nikkei, a Sony e a empresa tailandesa TSMC podem fundar sua própria fábrica de semicondutores no Japão. O governo japonês contribuirá com metade do montante de US$ 7 bilhões, afirma a reportagem. Os chips estão em escassez no mundo todo e afetam a produção do PS5.

Se o suposto plano sair do papel, a inauguração ocorrerá somente em 2024. A dona da PlayStation conta com um terreno na cidade de Kumamoto, que serviria para erguer a indústria. Por lá, a gigante japonesa fabricaria a peça para consoles, automóveis e câmeras.

PS5, console da Sony

Aparentemente, a Sony e a TSMC têm um histórico de parceria recente. Um sistema semipersonalizado para o PS5 estaria sendo produzido pela fabricante. Entretanto, a “nova CPU” só chegaria no início de 2022, a princípio.

Vale ressaltar: a informação apresentada nesse artigo se trata de um rumor. A Sony e a TSMC ainda não se pronunciaram sobre tal parceria oficialmente.

Sony contrata ex-executivo da Apple

A estratégia de expansão da Sony para o mercado mobile está tomando forma. Para integrar o time da PlayStation Studios, a gigante japonesa contratou Nicola Sebastiani, ex-executivo da Apple Arcade. Assim, ele comandará o setor de dispositivos móveis da empresa.