Notícias

Sony diz que produtoras terão só mais 1% de trabalho com PS4 Pro

por Thiago Lima
Sony diz que produtoras terão só mais 1% de trabalho com PS4 Pro

O PlayStation 4 Pro ainda está longe do mercado brasileiro. Mesmo assim, está perto de seu lançamento em terras estrangeiras. O dia 10 de novembro se aproxima e com ele uma série de novidades vem chegando.

A Sony Interactive Entertainment não deixa escapar as oportunidades de repassar novas informações sobre o novo console e sua relação com as empresas desenvolvedoras de jogos, um dos pontos que mais desperta o interesse dos futuros usuários.

Para saciar essa curiosidade, Mark Cerny, o arquiteto de sistema do novo console da Sony, conversou em entrevista para o portal de notícias japonês, AV Watch, sobre o PS4 Pro e suas novas possibilidades.

Ps4 Pro - mark-cerny
Mark Cerny – Arquiteto de Sistema da Sony

Nada além de 1%

Dentre os pontos abordados, um dos mais interessantes foi quanto à preocupação da Sony com o aumento de trabalho das desenvolvedoras para adaptar seus jogos ao novo hardware. Segundo Cerny, as empresas não precisarão de mais de 1% de trabalho extra para tanto.

A Sony chegou a esse número calculando a necessidade de horas de trabalho para se desenvolver um jogo para o sistema PS4 padrão. Determinou, assim, que só seria preciso 1% a mais de horas dedicadas para que o game fique pronto para o PS4 Pro.

Além dessa preocupação com os parceiros, Cerny apontou a estética do novo console como um dos cuidados da Sony. Afirmou que melhoria de desempenho não implica, necessariamente, em ampliação do equipamento.

Mas em termos comparativos, o PS4 Pro é 19% maior que o último modelo do PS4 padrão (CUH-1200) lançado pela empresa. Um número que, para muitos usuários, é exagerado e compromete a estética do console. Segundo Cerny, contudo, valerá a pena a mudança.

Ps4 Pro - destacada_1

Maior processamento para 4k

Por fim, a outra informação comentada pelo arquiteto foi sobre sua estimativa sobre a renderização nativa em 4k do aparelho, que exigirá um mínimo de 8 teraFLOPS de processamento. Isso tornaria o console ainda mais caro no momento.

Ainda assim, fez questão de salientar que todos os usuários, assim que experimentarem o novo PS4 Pro, sentirão a diferença em relação ao PS4 padrão.

Planejando trocar seu console? Ou é melhor esperar mais um pouco? O PS4 Pro está chegando e agora é o momento de conhecer o que ele realmente pode oferecer de melhor. Confira outras informações sobre o novo console: