Sony diz que “não está lucrando” com skin beneficente de Overwatch
Sony emitiu declaração para sites.
Ontem você viu aqui que a Sony é centro de uma polêmica relacionada a uma campanha beneficente promovida pela Blizzard. Em resumo: a empresa norte-americana lançou uma skin (paga) para personagem Mercy de Overwatch e explicou que toda renda seria destinada para uma instituição que faz pesquisas e estudos relacionados ao câncer de mama.
A controversa começou quando os jogadores perceberam que havia diferenças sutis nos textos das lojas virtuais que comercializam a skin. Enquanto nas lojas de PC e Xbox está escrito que a Blizzard doaria 100% arrecadação para instituição, na PS Store a mensagem diz que a empresa irá doar 100% do que receber da Sony.
A interpretação dos dizeres poderia sugerir que a Sony estaria retendo parte dos valores para si.
Há ainda especulações de que o valor retido (em média, 20%) seriam impostos e outras taxas provenientes. Mas os pontos não estão exatamente claros. Seria necessário que a Sony (e demais empresas) expusessem claramente todas as fatias (valor repassado para as editoras, impostos, royalties, etc). Algo que nenhuma das partes o fará.
Diante de tanto burburinho, sites como GameSpot e VG247 receberam declarações oficiais da Sony com a frase: “Não estamos lucrando com as vendas da Overwatch Pink Mercy Skin.“
Embora não seja um comunicado mais detalhado, a resposta da companhia oferece um pouco de alívio para aqueles que se propuseram a adquirir a skin em prol de uma boa ação.
Todo este imbróglio também poderia servir como um ponto de partida para implementação de melhorias para PlayStation Store. Porque não deixar explicitamente claro quais são as taxas de impostos? Assim, o consumidor saberia efetivamente o quanto pesa a carga tributária em jogos digitais.