Notícias

Sony detalha todas as configurações de acessibilidade do PS5

Novo console terá suporte a correção de cores, leitor de tela, aprimoramentos de áudio e mais

por Vítor Amorim Heringer
Sony detalha todas as configurações de acessibilidade do PS5

A Sony, em uma postagem no SIE Blog, detalhou todas as configurações de acessibilidade do PS5, dizendo reconhecer “nossa comunidade diversificada de jogadores, desenvolvedores, funcionários e especialistas focados em fornecer experiências de jogo excepcionais para todos”.

A acessibilidade do PS5 contará com suporte à correção de cores que permite aos usuários ajustar a cor, e em jogos compatíveis, as predefinições de jogo permitirão aos usuários personalizar suas configurações comuns com antecedência. O leitor de tela oferece aos usuários cegos e com baixa visão opções de ouvir texto na tela, enquanto os surdos e com deficiência auditiva podem digitar mensagens de texto, que serão faladas em voz alta para os outros membros do grupo.

O console incluirá um recurso de ditado de voz para inserir texto sem o uso de um teclado virtual. Todas essas configurações estarão disponíveis em português do Brasil. Assim como no PS4, a acessibilidade do PS5 terá atribuições de botão e legendas ocultas.

Além disso, os jogadores do PS5 que se incomodarem com o feedback tátil e gatilhos adaptativos do controle sem fio DualSense serão capazes de reduzir ou desabilitar as tecnologias. O console de nova geração também incluirá aprimoramentos de áudio para fornecer aos fãs uma melhor percepção espacial.

A Sony destacou os jogos exclusivos feitos pela Naughty Dog que são exemplos de acessibilidade do PS5 e na indústria, como o Uncharted 4, que é possível jogar sem o botão direito do controle, além de The Last of Us Parte II, que veio com mais de 60 opções de acessibilidade, com destaque para “recursos completamente novos que beneficiam jogadores com deficiência visual”.

Pré-venda do PS5 no Brasil

O PlayStation 5 já está em pré-venda no Brasil, mas é importante ficar atento. Em contato com varejistas fomos informados de que as pré-reservas feitas até o dia 30 de outubro farão parte de um primeiro lote previsto para 19 de novembro. A partir desta data, as entregas podem levar mais tempo. Por isso, se você tem interesse e quer ser um dos primeiros, terá de se apressar.

A espera está quase acabando, caro leitor. O console next-gen chegará aos Estados Unidos no dia 12 de novembro. Já no território brasileiro, o videogame dará às caras em 19 de novembro.