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Sony consertou suposta falha polêmica do PS5 no PS5 Pro

Lembra do caso do metal líquido vazar no PS5? Então, a Sony tratou de melhorar a arquitetura disso no PS5 Pro...

por Thiago Barros
Sony consertou suposta falha polêmica do PS5 no PS5 Pro

Um teardown do PS5 Pro, feito pelo canal How Fix It no YouTube, pode ter revelado a correção de uma suposta/polêmica falha do PS5 no novo console.

Em 2023, houve uma série de especulações sobre um possível vazamento do metal líquido usado para resfriamento do videogame – o que poderia danificar outros componentes internos do hardware. À época, houve perfis especializados que chegaram a desmentir essa possibilidade, contudo na arquitetura nova do PS5 Pro, o possível ponto da “falha” foi “corrigido”.

Conforme destacado pelo canal de tecnologia How-FixIT no YouTube, o dissipador de calor do PS5 Pro possui “saliências” na superfície que entram em contato com o metal líquido, ajudando a mantê-lo distribuído uniformemente sobre o chip APU. O How-FixIT acredita que isso minimiza o risco de o metal líquido se espalhar de forma desigual ou acumular em outras áreas, o que poderia levar ao superaquecimento do console.

Confira o desmonte do console:

 

Os rumores mencionados surgiram originalmente no início de 2023, antes do lançamento do PS5 Slim. No entanto, tanto o PS5 original quanto o PS5 Slim apresentavam dissipadores de calor que poderiam, potencialmente, causar vazamentos de metal líquido quando posicionados na vertical. Embora o tema ainda seja alvo de debate, é difícil pensar em outra razão para a introdução das saliências além do que foi sugerido pelo How-FixIT.

Sony exalta parceria com AMD no PS5 Pro

Mark Cerny, arquiteto do PlayStation, revelou detalhes técnicos do PS5 Pro durante um seminário. A colaboração com a AMD foi central para integrar tecnologias avançadas de machine learning. O objetivo é melhorar gráficos e gameplay, como demonstrado pelo PSSR, tecnologia de upscaling baseada em inteligência artificial.

O PSSR, apresentado como destaque no seminário, utiliza hardware otimizado para aprendizado de máquina, ampliando a qualidade gráfica em tempo real. Além disso, o evento explorou o Ray Tracing Avançado e a diferença entre FLOPS e TOPS, ajudando a contextualizar o salto tecnológico proporcionado pelo console. Leia aqui.