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Além dos exclusivos: Sony aposta em parcerias para fortalecer o PlayStation

Shawne Benson, responsável pelo relacionamento com outros estúdios, fala que parcerias são fundamentais para o sucesso

por Thiago Barros
Além dos exclusivos: Sony aposta em parcerias para fortalecer o PlayStation

“Fazer o PlayStation o melhor lugar para jogar”. Este é o objetivo que guia Shawne Benson, head de portfólio de estúdios parceiros e aquisições da Sony Interactive Entertainment. E, segundo ela, um caminho que a companhia pretende explorar cada vez mais é justamente se aproximar de outras empresas para desenvolver cada vez mais atrativos em conjunto.

Desde 2017 nesta divisão da empresa, com cargo de liderança a partir de 2021, Benson explicou, em entrevista ao site Games Industry, que viu uma mudança de foco da marca recentemente. Menos “agora” e mais “daqui a alguns anos”. Atuar no presente pensando no futuro.

“Antes, a gente olhava para as coisas que estavam perto de serem lançados e sabíamos já as quantidades de unidades e outros detalhes. Agora, lildero meu time com um pensamento mais pra frente, de como cada coisa vai parecer daqui a três ou cinco anos, de uma perspectiva de gamer”, explicou.

Segundo a executiva, a mudança de pensamento foi fundamental para alguns dos sucessos do PlayStation 5 neste começo de nova geração. De acordo com ela, muita coisa antes era focada em trazer engajamento, enquanto agora é mais sobre qualidade.

“Quando eu entrei, meu supervisor realmente queria trazer valor para as massas na audiência do PS4, então muitas parcerias eram simplesmente sobre trazer esse engajamento. Desde então, houve uma evolução para que o foco seja em aquisições que façam sentido a longo prazo. Por isso, tentamos gerar tanta expectativa no lançamento do PS5 e em fazer dele o melhor lugar para jogar”, destacou.

PlayStation valoriza “desenvolvedores menores”

Outro ponto bem interessante da entrevista é a valorização de Benson aos estúdios menores. A executiva diz que tem um carinho enorme por jogos indies e diz que eles foram a razão de ela ter entrado para o meio. Citando Stray, Kena e Sifu, a head de aquisições e parcerias diz que games assim são prioridade.

“De um ponto de estratégia de conteúdo, é certamente uma prioridade. Jogos AAA, claro, tem mais retorno comercial, mas os indies têm conteúdo e também são mais propensos a tenteram coisas inovadoras. Vemos valor em todos os jogos e não diminuímos jogos indie ou categorizamos eles separadamente. Veja Stray, Sifu, Kena. São todos jogos que já estão marcados como alguns dos melhores do PS5 e vieram de times indies”, completou.