Sony anuncia parcerias, e PlayStation será marca ainda mais poderosa na China
Duas joint ventures, para cuidar da venda de hardwares e de jogos na China, foram anunciadas pela gigante japonesa
A Sony vai criar duas joint ventures na China em parceria com o grupo Shanghai Oriental Pearl. A informação foi divulgada por meio de um comunicado oficial na Bolsa de Xangai (via Reuters). O objetivo é fabricar e comercializar o PlayStation no país, com divisão entre hardware e software.
Joint ventures são parcerias comerciais em que duas ou mais empresas se unem para criar uma nova entidade, compartilhando recursos, riscos, lucros e responsabilidades.
Cada empresa mantém sua identidade própria, mas colabora em um projeto específico, como o desenvolvimento de um produto ou a entrada em um novo mercado. Essa nova empresa conjunta tem estrutura própria, com capital dividido entre os sócios conforme acordado.
A ideia é combinar expertises ou aproveitar oportunidades locais — por exemplo, uma empresa estrangeira se unir a uma nacional para atuar em um país com regras específicas de operação.
As empresas que entrarão nessa com a PlayStation atuarão dentro da zona de livre comércio de Xangai. A joint venture voltada ao hardware terá participação majoritária da Oriental Pearl, com 51% de controle, enquanto a de software será liderada pela Sony, que terá 70% de participação.
Mesmo com o fim da proibição de consoles em 2014, o mercado chinês segue sendo um território complexo. A pirataria ainda é comum e o público local se mantém fiel ao PC e aos jogos mobile, principalmente os baseados em microtransações e modelos gratuitos.
Uma grande oportunidade para a PlayStation crescer ainda mais no país!
Segundo a Sony, ainda não há decisões concretas sobre os próximos passos da operação. Os detalhes sobre cronograma e estratégias devem ser revelados mais adiante. A companhia vê na parceria uma oportunidade de se posicionar no maior mercado de tecnologia do mundo com a PlayStation.
Essa movimentação representa uma reafirmação do mercado PlayStation na China, em um momento onde grandes empresas tentam adaptar seus produtos às regras locais. Resta saber se os consoles vão conseguir romper a dominância dos jogos gratuitos e conquistar o jogador chinês. Depois de Black Myth Wukong, o olhar comercial para essa região começou a esquentar ainda mais!
Leia também: