Sony afirma que venda da Activision pode prejudicar devs e o mercado
Comentários da Sony apontam que empresa está "confiante" com o bloqueio da aquisição
Após o órgão de regulação do Reino Unido expressar suas preocupações sobre a aquisição da Activision pela Microsoft, a Sony se pronunciou novamente a favor do bloqueio. Em nota, a fabricante reforçou que a compra pode prejudicar não apenas o mercado de devs independentes, mas o preço dos jogos.
Mencionando uma diminuição substancial da concorrência, a Sony mantém seus argumentos de que Call of Duty é “insubstituível”. Segundo a empresa, a possível aquisição da série resultaria em um desequilíbrio sem precedentes na indústria — algo capaz de deixar a PlayStation para trás.
“A SIE está confiante de que a investigação da Fase Dois da CMA confirmará que a transação provavelmente diminuirá substancialmente a concorrência e deve ser proibida”, afirmou a Sony (via VGC). “A Microsoft controlaria o conteúdo insubstituível que impulsiona o envolvimento do usuário.”
O novo capítulo do imbróglio sugere que a transação aumentaria o poder de controle de conteúdo pela Microsoft, já que a franquia Call of Duty gera um engajamento superior em relação a “todos os títulos originais de melhor desempenho da SIE juntos”. Isso, então, aumentaria a capacidade e incentivo da dona do Xbox para “excluir ou restringir rivais”.
Como a Microsoft excluiu o PlayStation/PlayStation Plus, provavelmente se tornaria um canal de distribuição crítico para desenvolvedores independentes. Nessa posição de negociação enfraquecida, eles provavelmente receberiam condições piores para seu conteúdo da Microsoft ou até seriam obrigados a prometer exclusividade em troca da distribuição, diminuindo assim a capacidade e o incentivo dos estúdios de investir em novos jogos de alta qualidade. Isso, por sua vez, também prejudicaria ainda mais os consumidores.
A batalha entre as empresas pela participação da Activision no mercado vai até 1º de março, prazo estipulado pela CMA para chegar às conclusões sobre o acordo. O órgão regulador britânico tem poder para barrar fusões ou aquisições com potencial de afetar negativamente a concorrência.
Sony planeja investir em negócios na China
Para aumentar sua participação no mercado, a Sony pretende investir na China através do programa Hero Project. Com isso, será realizado um amplo investimento por jogo para cada estúdio focado em PS4 e PS5, com suporte garantido de devs da PS Studios para a indústria local. Clique aqui para saber mais.
Não deixe de acompanhar as principais ofertas da Black Friday 2022 no grupo do Meus Descontos!