Shenmue era jogável no PS2, mas SEGA teria preferido deixá-lo exclusivo no Dreamcast
Longa entrevista com veteranos da franquia trouxe detalhes nunca antes contados
Shenmue, aventura oriental que revolucionou o hardware de jogos nos anos 1990, quase chegou ao PS2. Totalmente jogável no console da Sony, o título rodava bem na máquina, mas a SEGA teria decidido mantê-lo exclusivo no Dreamcast.
Em entrevista à japonesa Famitsu, veteranos da editora discutiram os 25 anos da história de Ryo. Segundo eles, a versão de PS2 foi desenvolvida internamente e apresentava sistema gráfico distinto ao concorrente, mas nunca chegou ao mercado.
Além disso, eles comentaram que as diferenças gráficas entre as plataformas foram superadas. Mas a decisão de lançá-lo “facilmente” no console mais vendido da história ficou a cargo da SEGA, que preferiu não mexer nessa estrutura.
Desafios e ajustes no desenvolvimento de Shenmue
A produção de Shenmue foi marcada por grandes desafios. Previsto para ser concluído em seis meses, o primeiro game exigiu um total de quatro anos de trabalho, com os devs enfrentando desde problemas técnicos até questões gerenciais.
Os veteranos da SEGA mencionaram limitações na programação, bugs inesperados (um que transportou o dedo de Ryo para uma xícara), travamentos e longas jornadas de trabalho — em alguns casos, devs passaram dois meses sem ir para casa.
Além disso, a ideia inicial era para levar a história de Shenmue à China, colocando-o como um RPG spin-off da franquia Virtua Fighter. Contudo, a equipe decidiu mantê-lo no Japão para alinhar com a nacionalidade do protagonista.
Hoje, Shenmue já está jogável nos consoles da Sony. O bundle com o primeiro e segundo jogos pode ser adquirido por apenas R$ 26,92, como parte das promoções de fim de ano na PS Store.