Shawn Layden também elogia Xbox por se tornar multiplataforma
Shawn Layden também elogia Xbox por se tornar multiplataforma
Shawn Layden, ex-presidente dos Worldwide Studios da PlayStation, foi mais um especialista da indústria a falar sobre a nova estratégia multiplataforma da Microsoft. Segundo ele, é provável que a empresa tenha uma trajetória parecida com a da SEGA, que vem tendo bastante sucesso lançando jogos, não focando em consoles..
Layden, que deixou a Sony em 2019, participou recentemente do podcast Kiwi Talkz no YouTube. Durante a entrevista, ele comentou sobre a recente iniciativa da Microsoft de lançar seus principais jogos no PlayStation 5.
“Multiplataforma é uma estratégia, especialmente em um mundo onde o custo de desenvolvimento está aumentando de forma dramática. O que isso faz com a marca deles? Torna mais difícil criar o FOMO, aquele sentimento de que você precisa estar no ecossistema Xbox para não perder nada. Mas se os jogos estão disponíveis em todas as plataformas, essa tática de marketing perde força”, disse Layden ao ser questionado sobre essa nova abordagem da Microsoft.
Confira a entrevista completa abaixo:
Shawn Layden vê situação semelhante ao fim do Dreamcast
Nos últimos meses, vários exclusivos do Xbox foram anunciados para o PS5, incluindo Forza Horizon 5 e Indiana Jones and the Great Circle. O chefão da Microsoft Gaming, Phil Spencer, já afirmou que “não há linhas vermelhas” para quais jogos podem chegar a outras plataformas no futuro. Layden comparou essa estratégia com a transição da Sega após o fim do Dreamcast.
“Eu estava na indústria quando a Sega trouxe seus jogos do Dreamcast para o PS2. Com o tempo, a Sega se tornou uma empresa focada apenas em software e conseguiu uma grande transformação nesse sentido. Então existe um precedente histórico.”