Shawn Layden, ex-chefe da PlayStation, critica alto investimento e duração dos AAA
O ex-executivo da Sony volta a defender jogos mais curtos e focados no gameplay
Ex-chefe da PlayStation, Shawn Layden declarou que os custos crescentes de desenvolvimento de jogos são insustentáveis, sugerindo que jogos mais curtos poderiam ser uma solução viável. Ele destacou que cada geração de consoles duplica os custos de produção, tornando difícil sustentar o modelo atual de jogos AAA.
Em entrevista ao Eurogamer, Layden afirmou: “Na geração PS4, desenvolver um jogo de ponta custava US$ 150 milhões antes do marketing. No PS5, isso pode chegar a US$ 300-400 milhões. Isso não é sustentável.” Ele comparou o cenário ao custo elevado de construir catedrais no século XVIII.
Layden argumentou que a longa duração de muitos games não atende mais à realidade dos jogadores, cuja idade média aumentou. Segundo ele, o mercado precisa reconhecer que jogadores mais velhos são “ricos em dinheiro, mas pobres em tempo”, priorizando experiências mais acessíveis.
Outro ponto levantado foi o aumento nos detalhes em jogos, como ambientes destrutíveis e acessíveis, que elevam os custos de produção. Ele questionou: “Vale a pena gastar milhões no nível final que metade dos jogadores não verá?” Esse recurso, segundo ele, poderia ser melhor direcionado.
Por fim, Layden defendeu uma mudança na abordagem da indústria, com foco em criar jogos mais enxutos e cativantes, que encorajem os jogadores a concluí-los: “O que [Francis Ford] Coppola faria se você saísse no meio do filme dele?”, refletiu o ex-chefe da PlayStation.
Shawn Layden: “Sony não queria nome da empresa no PlayStation”
No mesmo bate-papo, Shawn Layden falou sobre como foi a aceitação da Sony para entrar no mercado de consoles. Colocar a marca PlayStation para rodar não foi tão fácil assim e você pode conferir detalhes dos bastidores clicando aqui!