Notícias

Return of the Obra Dinn chega nesta sexta-feira (18) ao PS4

Produtor do game fala sobre o processo de criação.

por Vinícius Paráboa
Return of the Obra Dinn chega nesta sexta-feira (18) ao PS4

Return of the Obra Dinn será lançado nesta sexta-feira (18) para PlayStation 4. E para comemorar a chegada do título no console, Lucas Pope, criador do jogo, compartilhou algumas impressões no Blog da PlayStation.

Pope lembra do que o levou a fazer o game: os antigos títulos de 1 bit que ele jogava no Apple Macintosh. Daí, veio a ideia de unir esses gráficos com algo mais moderno.

A motivação original para Obra Dinn era simples: queria um jogo moderno em 3D que parecesse com os antigos jogos de 1 bit que jogava no Macintosh Plus da minha família quando cresci.

Em seguida, o produtor comenta sobre os contornos bem nítidos do jogo. Segundo ele, as formas geométricas presentes fazem com que os jogadores entendam melhor seus arredores.

Contornos nítidos em formas geométricas torna a compreensão do espaço em 3D mais fácil. Você não quer que elas escondam coisas importantes, ou que a distância fosse grande o suficiente, que objetos ficassem na frente do campo de visão.

Ao falar sobre a técnica de pontilhismo, Pope explicou que um dos grandes desafios dele foi melhorar a resolução de Return of the Obra Dinn em tela cheia.

A baixa resolução do game (de 640×360 originalmente), quando esticada em tela cheia, entrava em conflito sério com os mecanismos que faziam o pontilhismo funcionar. O tamanho de cada pixel individual ficava tão grande que meus olhos tinham dificuldade de entender os padrões de preto e branco como tons de cinza. No final, a parte mais importante do pontilhismo, foi usar o mínimo possível.

Por fim, ele afirma que para contornar o problema da tela cheia, precisou aumentar a resolução.

Com um aumento de resolução para 800×450, o game finalmente ficou bom o bastante para finalizar. Alguns meses depois foi exatamente isso que aconteceu, com o lançamento para PCs.

Return of the Obra Dinn e seus prêmios

O jogo é um verdadeiro sucesso desde sua estreia no PC. Além de atingir 89 pontos no Metacritic, Return of the Obra Dinn conquistou vários prêmios. No “Independent Festival Games” foram dois: “Melhor Jogo” e “Melhor Narrativa”. No “BAFTA” outros dois: “Design” e “Conquista Artística”.