Notícias

Respawn e Oculus Studios são as primeiras empresas de games a ganharem um Oscar

Colette, filme produzido pela Respawn e Oculus Studios, venceu a categoria de "Melhor Documentário de Curta-Metragem"

por Vinícius Paráboa
Respawn e Oculus Studios são as primeiras empresas de games a ganharem um Oscar

Na noite do último domingo (25), a cerimônia do Oscar 2021 foi realizada e se tornou histórica para a indústria dos games. Isto porque, pela primeira vez, desenvolvedoras de jogos ganharam a estatueta dourada. A Respawn Entertainment e a Oculus Studios levaram o troféu por co-produzirem Colette, este o vencedor da categoria “Melhor Documentário de Curta-Metragem”.

O curta é parte do game Medal of Honor: Above and Beyond (PC), mas acabou adquirido pelo jornal inglês The Guardian, que se tornou seu distribuidor. No Twitter, a Respawn se disse “honrada” com a vitória.

Estamos acima da lua por Colette ter vencido a categoria de Melhor Documentário do Oscar nesta noite. De Vince, Peter e todos da Respawn, nós estamos honrados. Obrigado.

O filme conta a história de Colette Marin-Catherine, ex-membro da Resistência Francesa, que retorna à Alemanha pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial. No país, ela visita o campo de concentração onde seu irmão foi morto. Na vida real, Colette completou 92 anos de idade justamente no dia no qual o documentário ganhou o Oscar.

Diretor agradece ajuda da Respawn Entertainment

O curta foi dirigido por Anthony Giacchino, que em seu discurso de vitória disse o seguinte:

Eu só queria agradecer, é claro, a Colette e Lucie (Fouble, outra personagem do curta). Quero agradecer ao nosso incrível produtor executivo, Peter Hirschmann, a todos da EA, da Respawn e da Oculus Studios.

Medal of Honor: Above and Beyond é um shooter de realidade virtual, que foi lançado em dezembro de 2020 para Oculus Rift e Steam VR. No Metacritic, o jogo recebeu críticas mistas e possui média de 68 pontos, entre 28 análises.