Respawn e Oculus Studios são as primeiras empresas de games a ganharem um Oscar
Colette, filme produzido pela Respawn e Oculus Studios, venceu a categoria de "Melhor Documentário de Curta-Metragem"
Na noite do último domingo (25), a cerimônia do Oscar 2021 foi realizada e se tornou histórica para a indústria dos games. Isto porque, pela primeira vez, desenvolvedoras de jogos ganharam a estatueta dourada. A Respawn Entertainment e a Oculus Studios levaram o troféu por co-produzirem Colette, este o vencedor da categoria “Melhor Documentário de Curta-Metragem”.
O curta é parte do game Medal of Honor: Above and Beyond (PC), mas acabou adquirido pelo jornal inglês The Guardian, que se tornou seu distribuidor. No Twitter, a Respawn se disse “honrada” com a vitória.
We're over the moon about Colette's Best Documentary (Short Subject) #Oscars win tonight! From Vince, Peter, and all of us at Respawn, we are humbled and honored. Thank you.
And if you haven't seen the film, you can watch it for free here: https://t.co/CxwNGWMOXv
— Respawn (@Respawn) April 26, 2021
Estamos acima da lua por Colette ter vencido a categoria de Melhor Documentário do Oscar nesta noite. De Vince, Peter e todos da Respawn, nós estamos honrados. Obrigado.
O filme conta a história de Colette Marin-Catherine, ex-membro da Resistência Francesa, que retorna à Alemanha pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial. No país, ela visita o campo de concentração onde seu irmão foi morto. Na vida real, Colette completou 92 anos de idade justamente no dia no qual o documentário ganhou o Oscar.
Diretor agradece ajuda da Respawn Entertainment
O curta foi dirigido por Anthony Giacchino, que em seu discurso de vitória disse o seguinte:
Eu só queria agradecer, é claro, a Colette e Lucie (Fouble, outra personagem do curta). Quero agradecer ao nosso incrível produtor executivo, Peter Hirschmann, a todos da EA, da Respawn e da Oculus Studios.
Medal of Honor: Above and Beyond é um shooter de realidade virtual, que foi lançado em dezembro de 2020 para Oculus Rift e Steam VR. No Metacritic, o jogo recebeu críticas mistas e possui média de 68 pontos, entre 28 análises.