Remedy explica o que diferencia um jogo AAA de um AA; entenda!
Desenvolvedora de Alan Wake 2 e Control esclarece sua própria visão sobre os segmentos de jogos
A Remedy, conhecida por Alan Wake e Control, esclareceu o que separa um jogo AAA de um AA. Em entrevista ao MP1st, o diretor de comunicações Thomas Puha declarou que a distinção vai além do orçamento, envolvendo escopo, ambição e expectativas do público.
Segundo Puha, um AAA, como Alan Wake 2, exige “centenas de milhões” em investimento, equipes grandes e tecnologia de ponta, mirando um alcance global e vendas massivas. Já um AA, como o futuro FBC: Firebreak, tem orçamento menor — cerca de US$ 20 a 50 milhões —, focando em experiências nichadas com menos pressão comercial.
Para nós, significa o custo de produção do jogo, ou seja, o orçamento, o tamanho da equipe de produção e a quantidade de conteúdos e funcionalidades que lançamos no 1º dia. Tudo isto está intrinsecamente ligado entre si.

O que mais caracteriza jogos AA e AAAs, na visão da Remedy?
A Remedy também coloca na balança outras questões, como a localização de áudio em vários idiomas e a existência de cutscenes. Porém, apesar da distinção, ambos têm um objetivo em comum: ser um “jogo tão bom quanto possível”.
No momento, o estúdio trabalha em um jogo AA (FBC: Firebreak) e em vários AAAs (Control 2, Alan Wake 3 e Max Payne Remake).
Você concorda com a visão do estúdio? O que mais você colocaria nessa mistura? Comente!