Notícias

Remaster de Tomb Raider tem aviso sobre “conteúdo preconceituoso”

Crystal Dynamics colocou comunicado sobre estereótipos na tela de carregamento da coletânea

por Thiago Barros
Remaster de Tomb Raider tem aviso sobre

Tomb Raider I-III Remastered acaba de ser lançado e, para evitar possíveis polêmicas com estereótipos raciais e étnicos da construção original dos games, a Crystal Dynamics emitiu uma nota sobre o tema na tela de carregamento do game. Isso foi publicado primeiramente pela interneuta Sophia Narwitz na rede social X e gerou muitos comentários entre os internautas.

“Os jogos dessa coleção têm demonstrações ofensivas de pessoas e culturas, enraizadas em preconceitos étnicos e raciais. Estes estereótipos são profundamentamente maldosos, imperdoáveis e não se alinham a nossos valores na Crystal Dynamics. Em vez de remover este conteúdo, optamos por preservá-lo aqui em sua forma original, sem alterações, esperando que possamos entender sobre o quão mal isso faz e o que aprendemos com isso”, diz o comunicado.

A coleção inclui os três primeiros títulos numerados da franquia, lançados em 1996, 1997 e 1998, além das expansões The Unfinished Business, The Gold Mask e The Lost Artifact.

Tomb Raider I-III Remastered quer inovar sem perder essência

As melhorias de Tomb Raider I-III Remastered foram detalhadas nesta terça-feira (16) com direito a um post no PlayStation Blog e um vídeo comparativo publicado no perfil de PlayStation no X. Quem explicou como funcionará o remaster foi Chris Bashaar, responsável de comunicações da Aspyr Media – responsável por Tomb Raider II para o Mac e Tomb Raider, Tomb Raider III, Tomb Raider: The Last Revelation, Tomb Raider: Chronicles e Tomb Raider: The Angel of Darkness e que está de volta à frente deste projeto. Leia mais aqui.