Notícias

Red Dead Redemption é utilizado em aulas de história em universidade dos EUA

Professor acredita que os jogos podem ajudar a aumentar o interesse dos alunos nas classes

por Vítor Amorim Heringer
Red Dead Redemption é utilizado em aulas de história em universidade dos EUA

“Quem disse que os videogames não pertencem à sala de aula?”. Foi essa pergunta que Tore Olsson, professor de história da Universidade de Tennessee, nos EUA, se indagou. Então, ele decidiu montar uma aula inteira baseado na franquia Red Dead Redemption, da Rockstar Games. A série retrata um período importante da história americana: o declínio do Velho Oeste.

No Twitter, o historiador explicou em uma thread porque abordou os games em suas classes. Apesar de ter muitas inconsistências, ainda existem lições a serem retiradas de Red Dead Redemption.

Quem disse que os videogames não pertencem à sala de aula? Sou professor de história a Universidade de Tennessee. Neste outono, lecionarei um novo curso intitulado ‘HIUS 383: Red Dead America’ para explorar a realidade histórica por trás da série da Rockstar Games. Que tipo de tópicos iremos explorar?

Embora muitas vezes historicamente imprecisos, os jogos abordam habilmente uma série de questões históricas cruciais no período de 1899-1911, tais como:

  • A mitologia da fronteira e sua longa vida após a morte.
  • A expansão do capitalismo monopolista e como as ferrovias ampliaram o poder corporativo.

  • As surpreendentes desigualdades de riqueza que se tornaram óbvias durante a Idade de Ouro.
  • Colonialismo e a expropriação dos povos nativos.
  • A construção da violência racial de Jim Crow no Sul.
  • A Revolução Mexicana e seus impactos transnacionais.

  • A memória da Guerra Civil e a construção do mito da Causa Perdida.
  • O sufrágio feminino e seus oponentes.
  • Império americano e as expansões de 1898.
  • O cosmopolitismo da população americana incluindo imigrantes chineses, mexicanos, italianos e alemães, entre outros.

Olsson também disse que esse é apenas um começo de como os jogos podem ser aproveitados nas salas de aula e espera que outros professores utilizem-nos em suas matérias. O objetivo? Chamar ainda mais a atenção dos alunos e despertar o interesse pela aprendizagem com novos métodos.

Red Dead Redemption 2 vendendo muito bem

O CEO da Take-Two, Strauss Zelnick, durante uma conferência de resultados do terceiro trimestre de 2020, revelou que Red Dead Redemption 2 já vendeu 36 milhões de cópias, enquanto NBA 2K21 já despachou oito milhões de unidades até então. Além disso, GTA V continua sendo o maior sucesso comercial da empresa: atingiu a incrível marca de 140 milhões. Confira tudo aqui.