Red Dead Redemption é utilizado em aulas de história em universidade dos EUA
Professor acredita que os jogos podem ajudar a aumentar o interesse dos alunos nas classes
“Quem disse que os videogames não pertencem à sala de aula?”. Foi essa pergunta que Tore Olsson, professor de história da Universidade de Tennessee, nos EUA, se indagou. Então, ele decidiu montar uma aula inteira baseado na franquia Red Dead Redemption, da Rockstar Games. A série retrata um período importante da história americana: o declínio do Velho Oeste.
No Twitter, o historiador explicou em uma thread porque abordou os games em suas classes. Apesar de ter muitas inconsistências, ainda existem lições a serem retiradas de Red Dead Redemption.
Who says video games don’t belong in the classroom? I’m a history professor at @UTKnoxville. This fall, I’ll be teaching a new course titled “HIUS 383: Red Dead America,” exploring the historical reality behind @RockstarGames’ series. What kinds of topics will we be exploring? /1 pic.twitter.com/wkaHSvz4E4
— Tore Olsson (@ToreCarlOlsson) February 11, 2021
Quem disse que os videogames não pertencem à sala de aula? Sou professor de história a Universidade de Tennessee. Neste outono, lecionarei um novo curso intitulado ‘HIUS 383: Red Dead America’ para explorar a realidade histórica por trás da série da Rockstar Games. Que tipo de tópicos iremos explorar?
Though often historically inaccurate, the games skillfully broach a number of crucial historical issues in the 1899-1911 period, such as:
-The frontier mythology and its long afterlife
-The expansion of monopoly capitalism and how railroads extended corporate power /2— Tore Olsson (@ToreCarlOlsson) February 11, 2021
Embora muitas vezes historicamente imprecisos, os jogos abordam habilmente uma série de questões históricas cruciais no período de 1899-1911, tais como:
- A mitologia da fronteira e sua longa vida após a morte.
- A expansão do capitalismo monopolista e como as ferrovias ampliaram o poder corporativo.
-The astounding inequalities in wealth that became obvious during the Gilded Age
-Settler colonialism and the dispossession of Native peoples
-The making of Jim Crow racial violence in the South
-The Mexican Revolution and its transnational impacts /3— Tore Olsson (@ToreCarlOlsson) February 11, 2021
- As surpreendentes desigualdades de riqueza que se tornaram óbvias durante a Idade de Ouro.
- Colonialismo e a expropriação dos povos nativos.
- A construção da violência racial de Jim Crow no Sul.
- A Revolução Mexicana e seus impactos transnacionais.
-The memory of the Civil War and the making of the Lost Cause myth
-Women’s suffrage and its opponents
-American empire and the expansions of 1898
-The cosmopolitanism of the American population, including Chinese, Mexican, Italian, and German immigrants, among others /4— Tore Olsson (@ToreCarlOlsson) February 11, 2021
- A memória da Guerra Civil e a construção do mito da Causa Perdida.
- O sufrágio feminino e seus oponentes.
- Império americano e as expansões de 1898.
- O cosmopolitismo da população americana incluindo imigrantes chineses, mexicanos, italianos e alemães, entre outros.
Olsson também disse que esse é apenas um começo de como os jogos podem ser aproveitados nas salas de aula e espera que outros professores utilizem-nos em suas matérias. O objetivo? Chamar ainda mais a atenção dos alunos e despertar o interesse pela aprendizagem com novos métodos.
Red Dead Redemption 2 vendendo muito bem
O CEO da Take-Two, Strauss Zelnick, durante uma conferência de resultados do terceiro trimestre de 2020, revelou que Red Dead Redemption 2 já vendeu 36 milhões de cópias, enquanto NBA 2K21 já despachou oito milhões de unidades até então. Além disso, GTA V continua sendo o maior sucesso comercial da empresa: atingiu a incrível marca de 140 milhões. Confira tudo aqui.