Notícias

“Kratos para todos”: Sony revela recursos de acessibilidade para God of War Ragnarök

Legendas, controles e áudio da obra serão importantes para aprimorar a experiência do público que necessita dos recursos

por Jean Azevedo

A Sony e a Santa Monica trouxeram uma atualização importantíssima sobre o desenvolvimento de God of War Ragnarök. Não, não estamos falando de uma data de lançamento ou algo parecido. Na verdade, as empresas revelaram os recursos de acessibilidade da sequência em post especial no PS Blog.

A interface apresentada no título anterior foi reprojetada para apresentar mais flexibilidade e legibilidade a quem necessita de tais funcionalidades. Tudo para extrair o máximo da experiência nos títulos.

Sony God of War Ragnarök
Recurso de alto contraste mostrando Kratos e Freya (Fonte: PS Blog)

Uma parte das 60 maneiras de se ajustar God of War Ragnarök para atender às necessidades dessa parcela do público foi apresentada. Confira:

Aprimoramentos nas legendas

A personalização das legendas de God of War Ragnarök oferecerá novos tamanhos e áreas de texto maiores para “atender aos padrões de legenda dos filmes e da TV”. Além disso, a cor dos nomes dos personagens será ajustável, assim como as falas dos mesmos, com a opção de sete tonalidades diferentes.

God of War Ragnarok - legendas acessibilidade
(Fonte: PS Blog)

O desfoque na área de fundo das legendas deixarão os textos mais nítidos em cenas mais complexas. Como há uma variedade de momentos se passando na neve, também haverá a possibilidade de editar a opacidade das informações exibidas na tela.

Tudo isso será combinado com sons essenciais capazes de sugerir direções, orientando os jogadores durante a ação em God of War Ragnarök.

Tamanho do texto e dos ícones

A melhoria nos textos não se limita apenas à apresentação dos diálogos. A interface de usuário também será reprojetada, e as letras se ampliarão de forma significativa. Veja o exemplo abaixo:

God of War Ragnarok texto padrão
Tamanho de texto padrão (Fonte: PS Blog)
God of War Ragnarok tamanho dos textos
Tamanho extra grande dos textos (Fonte: PS Blog)

Quanto aos ícones interativos encontrados in-game, os jogadores poderão editar o tamanho deles assim como é feito com as fontes das legendas. Observe:

God of War Ragnarok - Icone pequeno
Ícone interativo em tamanho normal (Fonte: PS Blog)
God of War Ragnarok - ícone maior
Ícone da interface no tamanho extra grande (Fonte: PS Blog)

Controles remapeados

A Santa Monica implementará layouts pré-definidos para os controles de God of War Ragnarök, mas também permitirá a personalização dos comandos. Os botões podem ter suas funções individuais trocadas, enquanto existirão configurações diferentes para ações mais complexas.

Atalhos no Touch Pad terão a capacidade de ativar a Fúria Espartana, por exemplo. O mesmo servirá para o auxílio de navegação e giro rápido de Kratos durante os combates.

Modo de alto contraste

Os personagens e objetos de God of War Ragnarök, assim como nas legendas, terão tons personalizáveis no modo de cores de alto contraste. Tirar a saturação do fundo da tela pode deixar tudo ainda mais nítido durante o gameplay.

É possível ajustar o modo de alto contraste para que seja ativado ou desativado com um botão deslizante, para facilitar o acesso. Este modo será desativado automaticamente quando o jogador entrar no menu de configurações ou no menu de personagens.

O recurso tem uma maneira inteligente para selecionar as tonalidades dos itens e personagens na tela, a partir de uma paleta de cores pré-definida, sem impedir a personalização mencionada acima.

God of War Ragnarok - alto contraste
Kratos e Atreus no modo de alto contraste (Fonte: PS Blog)

Junto ao alto contraste, quando os jogadores não estiverem em combate, o auxílio de navegação orientará a direção do próximo objetivo da história. Para saltar obstáculos ou pular um espaço aberto, o auxílio de travessia guiará Kratos.

Seguindo o mesmo caminho dos ruídos essenciais, a Santa Monica trará indicadores sonoros para os ícones interativos. Veja o exemplo:

Trailer de God of War Ragnarök com descrição de áudio

A versão do trailer de God of War Ragnarök exibida em setembro foi disponibilizada com descrição de áudio, para comemorar o Dia Global de Conscientização sobre Acessibilidade.

Para deixar os fãs do game com um gosto de quero mais, o estúdio encerra o artigo da seguinte maneira:

Não vemos a hora de compartilhar mais com vocês, conforme a data de lançamento for se aproximando.