Ray tracing do PS5 será integrado ao GPU, diz Mark Cerny
Intenção é deixar o preço do console mais acessível
A Sony revelou as especificações do PS5 nesta quarta-feira (18). O console contará com recursos como uma GPU de 10.28 Teraflops e memória RAM de 16 GB com GDDR6. Além das specs, os fãs também esperavam ter informações quanto a um dos recursos mais falados do console next-gen: o ray tracing. E o líder técnico da empresa japonesa, Mark Cerny, explicou que a tecnologia será totalmente integrada ao GPU.
Em entrevista para o Digital Foundry, Cerny confirmou que haverá aceleração de hardware no videogame (algo no qual ele já havia comentado anteriormente) através da Intersection Engine. No entanto, ao contrário do que as pessoas pensavam, a tecnologia será semelhante à próxima geração de GPUs da AMD e não contará com um componente externo para se dedicar ao recurso. A intenção da Sony, com isto, é tornar o videogame mais acessível ao consumidor.
O quão longe podemos ir? Estou começando a me sentir otimista. Eu já vi um título de PS5 que usou reflexos de ray tracing com sucesso em cenas de animações complexas, com custos baixos.
Para quem não sabe o que é o ray tracing, é possível conferir um pouco neste link. De um jeito bem básico, é uma tecnologia que imita a forma como a luz “pula” de um objeto para outro na cena. A renderização de reflexos, por exemplo, fica mais real.
Reações ao evento do PS5
Os fãs usaram o Twitter para comentar suas primeiras impressões sobre o PS5. A quantidade de informações específicas e a não revelação do design do console acabaram decepcionando os usuários. Houve também espaço para piadas por conta da plateia falsa ou dos CUs da placa gráfica. Clique aqui e veja as melhores!