Notícias

PUBG Corp. processa estúdio de Fortnite por plágio

A treta está plantada.

por Bruna Mattos
PUBG Corp. processa estúdio de Fortnite por plágio

A PUBG Corp. entrou com um processo por violação de direitos autorais contra a Epic Games. A desenvolvedora de PlayerUnknown’s Battlegrounds (para Xbox One, Android e PC) alega que existem “muitas semelhanças” entre seu game e Fortnite.

A PUBG Corp. moveu a ação em janeiro deste ano, mas as informações só chegaram a público agora. A desenvolvedora acusa a Epic Games de copiar PlayerUnknown’s em vários aspectos e alega que o processo é “uma medida para proteger seus direitos de criação”.

Apesar de Epic e Bluehole (uma afiliada da PUBG Corp.) até terem trabalhado juntas no desenvolvimento de melhorias para a Unreal Engine 4, a disputa entre as duas empresas se desenrola desde o ano passado. A Bluehole já havia acusado a Epic Games de copiar conceitos de battle royale e aplicá-los em Fortnite após o sucesso de PlayerUnknown’s Battlegrounds.

Enquanto o conflito entre as empresas se desenrola nos bastidores, a PUBG Corp. vê a popularidade de Fortnite subir assustadoramente. Parte disso se deve aos esforços da Epic em fornecer updates que trazem novos conteúdos ao jogo constantemente. Recentemente, o game trouxe um evento temático de Vingadores: Guerra Infinita que permitia que os usuários jogassem como Thanos. O fator “free-to-play” também torna Fortnite ainda mais convidativo.

O progresso da concorrência fez com que a PUBG Corp. admitisse que a popularidade de seu game “deu uma esfriada”. Em uma declaração recente, a empresa afirmou estar focada em investir mais no desenvolvimento de PUBG, trabalhando em novos conteúdos e desenvolvendo métodos para impedir trapaças.