Notícias

É hora de dar tchau! Servidores do PSP se encerram nesta sexta-feira (02)

Felizmente, os jogos da plataforma ainda serão acessíveis nas lojas do PS3 e PS VITA

por Valdecir Emboava
É hora de dar tchau! Servidores do PSP se encerram nesta sexta-feira (02)

Conforme prometido anteriormente, a Sony encerrará as atividades dos servidores do PSP nesta sexta-feira (02). Felizmente, como já anunciado pela gigante japonesa em abril, os servers do PS3 e do PS VITA seguirão abertos.

Embora não seja mais possível comprar jogos diretamente na plataforma, o conteúdo não foi realmente excluído. Através do site oficial, a Sony deixou claro que os usuários ainda poderão ir às lojas dos outros consoles para obterem acesso aos jogos do portátil.

Você ainda poderá comprar e jogar os conteúdos do PSP que estão disponíveis nas lojas do PS3 e PS Vita.

Logo da PlayStation com vários jogos da empresa, incluindo títulos do PSP.

Ainda haverá como acessar as opções de download no PSP e usá-las para baixar jogos já adquiridos. Em teoria, isso significa que será possível comprar novos títulos através das lojas do PS3 e PS Vita. Felizmente, uma lista com 35 jogos que acabariam excluídos do sistema do portátil foram salvos aos 47 minutos do segundo tempo.

Por pressão da comunidade, Jim Ryan decidiu encerrar as atividades apenas no PSP

Após a notícia de que a Sony encerraria as atividades nos consoles mais antigos da casa, uma lista com cerca de 2.200 jogos seria excluída das plataformas. Por pressão da comunidade, o CEO da SIE, Jim Ryan, emitiu um comunicado e decidiu fechar apenas o servidor do PSP. Relembre:

Quando inicialmente tomamos a decisão de encerrar a compra de suporte para PS3 e PS Vita, isso nasceu de uma série de fatores, incluindo desafios de suporte comercial para dispositivos mais antigos e a capacidade de concentrarmos mais de nossos recursos em dispositivos mais novos onde a maioria de nossos jogadores continua jogando. 

Vemos agora que muitos de vocês estão incrivelmente apaixonados por poder continuar comprando jogos clássicos no PS3 e PS Vita em um futuro próximo, então estou feliz por termos encontrado uma solução para continuar as operações.

Estou contente por podermos manter esta parte da nossa história viva para os jogadores desfrutarem, enquanto continuamos a criar novos mundos de jogo de ponta para PS4, PS5 e a próxima geração do PS VR.

E aí, caro leitor? Continua desfrutando do PSP? Ainda usava a PS Store do console portátil? Conte pra gente nos comentários!