Notícias

PS5 Pro pode ter 33,5 teraflops e aumento de até 4x no desempenho do ray tracing

Os famosos TFLOPS discutidos no início da geração subirão de forma surpreendente, sugere leak

por Jean Azevedo
PS5 Pro pode ter 33,5 teraflops e aumento de até 4x no desempenho do ray tracing

O mais recente vazamento de informações agora envolve o PS5 Pro. Segundo o canal Moore’s Law is Dead, o console chegará com aprimoramentos capazes de alcançar um desempenho gráfico três vezes superior ao PS5, atingindo 33,5 teraflops. Não só isso, mas a performance do ray tracing aumentaria entre 2x e 4x mais.

De acordo com o youtuber, a GPU do console teria um ponto de cálculo flutuante de 16 bits de 67 TFLOPs. Isso significa que o desempenho de computação atingiria estimados 33,5 teraflops em FP32.

Os TFLOPS chegaram a causar uma certa “console war” antes mesmo da estreia dos videogames da atual geração darem as caras. Agora, em quesito de comparação, com as supostas especificações compartilhadas pelo canal, o PS5 Pro superaria o Series X, com seus 12,15 TFLOPs, e o próprio PlayStation 5 original, que possui 10,29 TFLOPs.

Com tamanho avanço, outras mudanças são esperadas na performance geral do hardware, como você pode conferir nos tópicos abaixo:

  • 33,5 teraflops
  • Renderização bruta 45% mais rápida que o PS5 base
  • Aumento de 2x – 4x na capacidade de Ray Tracing
  • Arquitetura personalizada para Aprendizado de Máquina
  • Acelerador de IA: 300 TOPS, cálculo de 8 bits
  • Tecnologia de Upscaling PlayStation Spectral Super Resolution

Antes de você criar expectativa, lembre-se de que a Sony ainda não revelou nem o PS5 Pro, nem suas especificações. Moore’s Law is Dead já acertou outros leaks, porém, até a própria PlayStation comentar sobre o assunto, devemos tratá-lo como um rumor.

AMD indica tecnologia de upscaling com IA no PS5 Pro

Declaração de Mark Papermaster, CTO da AMD, entrega que o PS5 Pro pode ter uma tecnologia capaz de fazer o upscaling de resolução de forma ainda mais precisa e com maior qualidade. Confira aqui!