PS5 Pro pode ter 33,5 teraflops e aumento de até 4x no desempenho do ray tracing
Os famosos TFLOPS discutidos no início da geração subirão de forma surpreendente, sugere leak
O mais recente vazamento de informações agora envolve o PS5 Pro. Segundo o canal Moore’s Law is Dead, o console chegará com aprimoramentos capazes de alcançar um desempenho gráfico três vezes superior ao PS5, atingindo 33,5 teraflops. Não só isso, mas a performance do ray tracing aumentaria entre 2x e 4x mais.
De acordo com o youtuber, a GPU do console teria um ponto de cálculo flutuante de 16 bits de 67 TFLOPs. Isso significa que o desempenho de computação atingiria estimados 33,5 teraflops em FP32.
Os TFLOPS chegaram a causar uma certa “console war” antes mesmo da estreia dos videogames da atual geração darem as caras. Agora, em quesito de comparação, com as supostas especificações compartilhadas pelo canal, o PS5 Pro superaria o Series X, com seus 12,15 TFLOPs, e o próprio PlayStation 5 original, que possui 10,29 TFLOPs.
Com tamanho avanço, outras mudanças são esperadas na performance geral do hardware, como você pode conferir nos tópicos abaixo:
- 33,5 teraflops
- Renderização bruta 45% mais rápida que o PS5 base
- Aumento de 2x – 4x na capacidade de Ray Tracing
- Arquitetura personalizada para Aprendizado de Máquina
- Acelerador de IA: 300 TOPS, cálculo de 8 bits
- Tecnologia de Upscaling PlayStation Spectral Super Resolution
Antes de você criar expectativa, lembre-se de que a Sony ainda não revelou nem o PS5 Pro, nem suas especificações. Moore’s Law is Dead já acertou outros leaks, porém, até a própria PlayStation comentar sobre o assunto, devemos tratá-lo como um rumor.
AMD indica tecnologia de upscaling com IA no PS5 Pro
Declaração de Mark Papermaster, CTO da AMD, entrega que o PS5 Pro pode ter uma tecnologia capaz de fazer o upscaling de resolução de forma ainda mais precisa e com maior qualidade. Confira aqui!