PS5 Pro tem novos detalhes comentados pela Digital Foundry
Digital Foundry fala sobre novas descobertas em torno do console de nova geração
O Digital Foundry, veículo especializado em análises técnicas de hardware, trouxe novidades sobre as especificações do PS5 Pro. Os supostos dados sugerem um console com poder de processamento de ponta, confirmando também recursos para rodar games do console padrão na frequência certa.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation
Tudo isso foi divulgado no site do Eurogamer, e as principais novidades foram resumidas pelo internauta Zuby Tech. Confira abaixo uma explicação para cada uma delas:
Digital Foundry Has New Details For PlayStation 5 Pro GPU:
• 60 Compute Units Enabled
• GL1 Cache 256KB
• GL0V Cache 32KB
• GPU Clock Rate Up To 2.35 Ghz
• Hardware Variable Rate Shading #PlayStation5Pro #PS5Pro pic.twitter.com/0oNCYZCvXu
— @Zuby_Tech (@Zuby_Tech) May 6, 2024
“O Digital Foundry Trouxe novos detalhes sobre a GPU do PS5 Pro”
60 Unidades de Computação (Compute Units) Habilitadas:
As Unidades de Computação (CUs) são os blocos de processamento no chip gráfico (GPU) do PS5 Pro. Ter 60 CUs significa que o console tem mais poder de processamento para gráficos e cálculos.
Caches GL1 e GL0V:
O GL1 Cache com 256KB é uma memória rápida usada para armazenar dados frequentemente acessados pela GPU. Por esse mesmo caminho, o GL0V Cache com 32KB é uma memória ainda mais rápida usada para acelerar operações críticas.
Taxa de Clock da GPU de até 2,35 GHz:
O clock da GPU (velocidade de processamento) pode variar, mas o máximo é 2,35 GHz. Isso significa que a GPU pode processar mais dados por segundo, melhorando o desempenho gráfico.
Hardware de Variable Rate Shading (VRS):
O VRS é uma técnica que permite à GPU focar mais detalhes em áreas importantes da imagem, economizando recursos onde não são necessários. Isso melhora a eficiência e a qualidade gráfica nos jogos.
Você pode conferir o vídeo completo aqui, mas calma lá. Continue lendo, ainda temos mais novidades:
Mais esclarecimentos sobre as tecnologias do PS5 Pro
Confirmando outros vazamentos e desmistificando outros, o Digital Foundry tratou de ir mais a fundo nos comentários sobre o PS5 Pro. De acordo com eles, essas informações sobre a retrocompatibilidade e os teraflops devem se confirmar, mas na ponta do lápis, outras variáveis impactarão no resultado final durante o gameplay:
Desempenho da GPU:
- Os documentos vazados sugerem que o PS5 Pro tem 30 Unidades de Processamento de Grupo (WGP), oferecendo 33,5 teraflops de desempenho. Isso é significativamente maior do que os 18 WGP e 10,23 teraflops do modelo padrão.
- No entanto, na opinião dos analistas, a diferença real no desempenho de jogos é menor, devido à arquitetura RDNA 3 com suporte dual-issue FP32. Isso significa que o PS5 Pro pode processar mais instruções, mas não necessariamente resulta em desempenho dobrado nos jogos.
Compatibilidade com Jogos do PS5:
- Houve confusão sobre a compatibilidade com jogos do PS5 padrão. O PS5 Pro tem 60 CUs (Unidades de Computação) em comparação com as 36 CUs do modelo padrão.
- A explicação é que o PS5 Pro provavelmente tem quatro CUs desativadas, o que permite um clock ligeiramente mais baixo (2,18 GHz) para melhor compatibilidade com jogos existentes.
Taxa de Clock Máxima:
- O PS5 Pro pode atingir um clock máximo de 2,35 GHz (teoricamente 36,1 teraflops), mas isso depende do jogo e do limite de energia.
- O “ultra boost” pode melhorar o desempenho gráfico em títulos existentes.
Lembrando: a Sony NÃO confirmou essas especificações e nem mesmo o próprio PS5 Pro até o momento. Todas as informações acima, apesar do Digital Foundry ser uma fonte altamente confiável, devem ser tratadas como especulação!