Notícias

Sony tem várias exigências para um game ser “otimizado para PS5 Pro”; veja quais

Jogos precisam evoluir especialmente em suas resoluções para receberem o selo "PS5 Pro Enhanced"

por Vinícius Paráboa
Sony tem várias exigências para um game ser

Recentemente foi reportado que a Sony estampará o selo “PS5 Pro Enhanced” (algo como jogos “otimizados para PlayStation 5 Pro”), caso o game em questão atinja determinado padrão de qualidade gráfica e de desempenho. Pois bem, o site The Verge relatou, nesta terça-feira (16), o que a empresa japonesa solicita às desenvolvedoras para isto ocorrer.

De acordo com as fontes do portal, a companhia pede aos estúdios para criar novos modos gráficos dentro de seus jogos, de forma a combinar a tecnologia PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR) com 4K, 60 FPS e efeitos de ray tracing.

Apesar disso, o selo “PS5 Pro Enhanced” estará disponível em vários jogos que rodem apenas a 30 FPS. As desenvolvedoras têm a opção de aumentarem as resoluções de títulos do PS5 Pro que rodam em menor escala no PS5 padrão ou até mesmo melhorarem a resolução máxima de jogos que rodam variavelmente no PS5 padrão.

Talvez seja confuso de entender a princípio, então vamos a exemplos. Conforme o explicado, se um jogo rodar entre 1080p e 1440p com 30 FPS no PlayStation 5 padrão, mas ficar com resolução entre 1440p e 2160p com 30 FPS no PS5 Pro, ele ganhará o rótulo de otimização.

Os estúdios ainda possuem uma segunda opção para estamparem o “PS5 Pro Enhanced” em seus games. Para isto, bastará ativar efeitos de ray tracing ou fazê-los rodar a 60 FPS sem alterar a resolução vista no PS5 padrão.

Por outro lado, a Sony não pretende conceder o selo “Enhanced” a jogos que rodam com resolução variável ou que não tenham aumentado sua resolução máxima entre PS5 padrão e PS5 Pro. Isso significa que caso determinado título use 1440p/2160p na versão antiga do console e melhore “apenas” para 1800p/2160p, ele não receberá o rótulo de otimização — percebeu como a resolução máxima permaneceu com 2160p? Pois é, pra Sony, isso não vale.

PS5
(FONTE: reprodução)

Mais detalhes sobre o selo “PS5 Pro Enhanced”

Ainda de acordo com o The Verge, as produtoras precisarão atualizar seus jogos para a versão mais recente do kit de desenvolvimento da Sony, caso queiram que eles se aproveitem das tecnologias do PlayStation 5 Pro. Apesar disso, alguns títulos (sem a tal atualização) ainda se beneficiarão do sistema para alcançarem melhor performance. Haverá um modo “ultra-boost” para ajudar jogos com VRR a rodarem a maior FPS, além de games com resolução variável a atingirem resoluções mais altas.

Por fim, a empresa alerta às desenvolvedoras que seus games não atualizados não exibirão melhorias neste modo “ultra-boost”. Jogos que rodam em resolução fixa e em configurações gráficas de renderização fixas não apresentarão aprimoramentos.

O que achou das novidades? Muita coisa, né? Comente!