Notícias

PS5 fica em último no ranking de vendas de consoles em março nos EUA

Aparentemente, a falta de chips semicondutores de energia continua sendo um dos principais problemas

por Valdecir Emboava
PS5 fica em último no ranking de vendas de consoles em março nos EUA

A NPD Group, empresa que analisa o mercado de games, divulgou, nesta segunda-feira (25), o ranking de vendas de consoles, jogos e acessórios em março e no primeiro trimestre de 2022 nos Estados Unidos. Segundo o relatório, o PS5 ficou em último na lista dos videogames mais comercializados.

Isso pode ser atribuído aos problemas com os estoques do console de nova geração, que é causado pela escassez de chips semicondutores de energia. Aparentemente, a concorrência está lidando melhor com esse contratempo na cadeia de suprimentos.

Segundo relatório de Mat Piscatella, analista da NPD Group, a vendas em dólares de consoles caíram 24% em março, se comparado ao mesmo período em 2021. Já no primeiro trimestre de 2022, houve queda de 15% em comparação à mesma janela do ano passado.

https://twitter.com/MatPiscatella/status/1518583542678097920

Primeiro tweet — Os contínuos desafios no fornecimento de consoles combinados com um retorno aos gastos experimentais, provavelmente são os impulsionadores dos declínios no primeiro trimestre.

Segundo tweet — As vendas em dólares de consoles caíram 24% em comparação há um ano, para US$ 515 milhões. As vendas de hardware do primeiro trimestre atingiram US$ 1,2 bilhão, uma queda de 15% em relação ao primeiro trimestre de 2021.

Piscatella não chega a mencionar o PS5, mas relatou que o Xbox Series se saiu muito bem nas vendas em dólares no primeiro trimestre de 2022 e em março, enquanto o Switch liderou os dois períodos em comercializações de unidades.

PS5 se sai mal, mas Gran Turismo 7 vai bem

Enquanto o PS5 não rendeu muito no último mês, a Sony pode celebrar o lançamento de Gran Turismo 7, classificado no relatório como a maior estreia da história da franquia.

Já na lista de jogos de PS4 e PS5 mais vendidos, Elden Ring aparece em primeiro, com GT 7 em segundo e MLB: The Show 22 em terceiro. Veja o top 10 abaixo:

Jogos de PS4 e PS5 mais vendidos
(FONTE: reprodução/Mat Piscatella)

Por fim, a venda de acessórios em março de 2022 caiu 23% em relação ao período homólogo. Já no primeiro trimestre do ano, a queda foi de 16% se comparado à mesma janela de 2021. O “Microsoft Xbox Elite Wireless Controller Series 2” continua sendo o “mais vendido”.