Notícias

Jim Ryan espera que o PS5 seja o “melhor e mais amado” PlayStation da história

CEO da SIE também gostaria que os jogos fossem acessíveis como filmes e músicas, capaz de chegar até a centenas de milhões de pessoas

por Vítor Amorim Heringer
Jim Ryan espera que o PS5 seja o

O PS5 já um verdadeiro sucesso para a Sony. A nova máquina alcançou a marca de 10 milhões de vendas antes de qualquer outro console da empresa, mas isto ainda não é o suficiente. Jim Ryan, CEO da SIE, espera que o videogame seja o “maior, melhor e mais amado” PlayStation da história.

Em entrevista ao site GamesIndustry.biz, o executivo revelou o seu desejo de ver “dezenas de milhões de pessoas” desfrutarem dos jogos da companhia. No entanto, mesmo com as altas vendas, “somente” 10 a 20 milhões podem aproveitar um jogo — no caso, trata-se do PS5.

Eu também gostaria de ver um mundo onde os jogos que fazemos no PlayStation possam ser desfrutados por muitas dezenas de milhões de pessoas. Talvez centenas de milhões de pessoas. Agora mesmo, sucesso com o modelo de console atual, um grande sucesso no PlayStation – você está falando de 10 ou 20 milhões de pessoas sendo capazes de jogar aquele jogo.

Jim Ryan espera que o PS5 seja o "maior, melhor e mais amado" PlayStation da história
Jim Ryan gostaria que o PS5 fosse acessível como a indústria de filmes e música. Foto: Reprodução

Ryan também comparou com a indústria de games com a de filmes e músicas. As duas últimas possuem público “quase ilimitado” por serem mais acessíveis. Apesar disso, ele faz questão de ressaltar os produtos da Sony como “alguns dos melhores entretenimentos já feitos em qualquer lugar do mundo”.

Estamos falando de jogos que se contrapõem à música e aos filmes. Música e filmes podem ser apreciados por um público quase ilimitado. Algumas das artes que nossos estúdios estão fazendo são alguns dos melhores entretenimentos já feitos em qualquer lugar do mundo. E meio que bloquear o público para a arte maravilhosa, o entretenimento maravilhoso que nossos estúdios estão fazendo… bloquear o público para 20 ou 30 milhões, me frustra. Eu adoraria ver um mundo onde centenas de milhões de pessoas pudessem desfrutar desses jogos.

O que tem de melhor no PS5? Para Ryan, os jogos

Ao definir o que é “legal” no novo console, Ryan foi sucinto: os jogos. Ele afirma que a linha de estreias do hardware foi a “melhor” da história da Sony e de qualquer outra plataforma.

Além disso, o CEO destaca games já lançados após a disponibilidade do PS5 (Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão e Returnal), assim como os que estão por vir: Horizon Forbidden West, God of War Ragnarok e Gran Turismo 7.

Em primeiro lugar, os jogos. Eu já disse isso, o line-up de jogos foi a melhor que já tivemos, e eu assumo, provavelmente, como o melhor que qualquer plataforma de console já teve. Acho que o trabalho que fizemos com Returnal, Ratchet & Clank e também MLB: The Show foi simplesmente fantástico. É de longe o mais forte que já tivemos para qualquer um dos nossos consoles, e mal posso esperar para ver esses jogos começarem a sair um após o outro. Horizon, God of War, GT7… Acho que é isso que nos define.

Jim Ryan espera que o PS5 seja o "maior, melhor e mais amado" PlayStation da história
Executivo elogia o “forte” lineup de jogos da PlayStation 5. Foto: Sony

Como curiosidade, Ryan também revelou qual o seu game favorito de PlayStation 5, o novo Ratchet & Clank. Ele descreve o título da Insomniac Games como o “primeiro grande exemplo” do potencial do console.