PS2 é primeiro console eternizado como “herança tecnológica” no Japão
Mais popular da história, PlayStation 2 foi reconhecido por sua importância cultural e tecnológica
O PlayStation 2, ou simplesmente PS2, console mais vendido de todos os tempos, foi oficialmente incluído no prestigiado Registro de Herança Tecnológica do Japão, mantido pelo Museu Nacional da Natureza e Ciência desde 2008. É o primeiro videogame a ser eternizado desta forma no país.
A lista reconhece mais de 380 itens produzidos no país que tiveram um impacto significativo na vida, economia, sociedade e cultura. Entre os itens já registrados estão, por exemplo, o videocassete (VHS), o Sony Walkman, a primeira calculadora de LCD, o computador PC-9801 e o formato CD-R.
O PS2 é o item número 365 na lista e faz parte da “Classe de 2024” do registro, que teve 18 novas adições. O console foi destacado por seus gráficos impressionantes, que, na época de seu lançamento, rivalizavam com os de consoles de arcade, permitindo expressões realistas nos jogos. Além disso, seu leitor de DVD foi um fator crucial para sua inclusão, pois ajudou a popularizar o formato – sendo bem mais acessível do que os reprodutores da época.
A inclusão no Registro de Herança Tecnológica é um reconhecimento importante da influência cultural e tecnológica do PS2, não apenas no Japão, mas em todo o mundo.
PS2 vendeu quase 160 milhões de unidades
Lançado em 2000, o PS2 não apenas se destacou por suas inovações tecnológicas, mas também se tornou o console de videogame mais bem-sucedido de todos os tempos, com aproximadamente 160 milhões de unidades vendidas globalmente. Mesmo após o lançamento do PS3, o PS2 continuou sendo extremamente popular, consolidando seu legado na história dos videogames.