PS Plus e Xbox Game Pass estagnam e analista diz: “não são o futuro dos games”
Nos EUA, o crescimento dos serviços por assinatura está “estacionado” e estratégias são colocadas à prova
Segundo Mat Piscatella, analista da Circana, os gastos com assinaturas de jogos como o PS Plus e o Xbox Game Pass nos EUA estão estagnados desde 2021. Apenas um crescimento de 12% foi registrado no quarto trimestre recente, impulsionado pela chegada de Call of Duty ao Game Pass.
Apesar de muitos analistas entenderem que o modelo de lançamentos day one no PS Plus seria uma estratégia, a Sony sempre manteve a posição de que isso é insustentável. Com o tempo, a empresa apostou em um sistema de camadas, sem comprometer o valor dos seus jogos first-party.
Enquanto isso, o Xbox Game Pass, visto como modelo ideal, não atingiu todas as expectativas. Microsoft, inclusive, começou a lançar jogos como Forza Horizon 5 e Indiana Jones and the Great Circle no PS5, sinalizando ajustes na sua estratégia de mercado.
Piscatella reforça que serviços como o PS Plus e Game Pass ainda têm espaço no mercado. No entanto, ele afirma que “as assinaturas certamente não são o futuro dos games”, destacando que o público ainda valoriza a posse dos jogos e experiências mais focadas.
Sony faz o certo em não trazer lançamentos day one no PS Plus?
Em retrospecto, a decisão da Sony de preservar o lançamento premium dos seus exclusivos parece ter sido acertada. Com jogos free-to-play dominando parte do mercado, manter o valor do catálogo próprio se tornou uma vantagem estratégica para o PlayStation a longo prazo.
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