Notícias

Preços dos consoles podem subir em até 25% com novas taxas dos EUA

Disputa comercial entre Estados Unidos e China está chegando aos videogames.

por Raphael Batista
Preços dos consoles podem subir em até 25% com novas taxas dos EUA

Na última sexta-feira (24), o escritório de Comércio dos Estados Unidos publicou um documento detalhando a aplicação de novos impostos em diversos produtos importados da China. O memorando indica um acréscimo de até 25% em mercadorias importadas da daquele país, o que pode impactar diretamente nos preços dos videogames.

Segundo o site Gamerant, o documento lista claramente novos impostos para – consoles e máquinas de videogame – nossos queridos “brinquedinhos”. As novas normas poderão forcar as empresas como Sony e Microsoft a readaptar os preços dos produtos.

O aumento é em razão de uma “guerra comercial” entre Estados Unidos e China. As duas potências vem se enfrentando em uma acirrada disputa sobre taxas em produtos importados. Ambas nações vem se retaliando mutuamente com aumento de impostos em várias áreas.

Nem tudo está acertado ainda. Uma audiência está marcada para 17 de junho, onde serão debatidos os impactos e prováveis consequências. Mas, se aprovada, a nova medida entrará em vigor já no dia 24 do mesmo mês.

A ESA, associação de representante de companhias de computadores e e videogames, já posicionou-se contra a nova medida. A justificativa é que os videogames são uma importante parcela excedente da economia norte-americana. A aplicação de tarifas adicionais sobre os produtos serviria apenas para prejudicar os consumidores e estúdios de jogos.

Embora a conflito pareça restrito somente aos chineses e norte-americanos, a medida impactaria diretamente aos jogadores brasileiros. Os PS4 Pro e PlayStation VR “nacionais” na verdade são importados. E o maior agravante: os preços dos jogos tendem a subir, já que as licenças de produção são lastreadas em dólar. Talvez só o PS4 SLIM possa escapar um pouco, já que ele é montado na Zona Franca de Manaus.

E claro, os futuros novos consoles chegariam ainda mais caros por aqui.