Notícias

O que ainda precisamos descobrir sobre o PlayStation 5

Data, preço, retrocompatibilidade, PSVR... Seguimos aguardando novidades, hein, Dona Sony!

por Thiago Barros
O que ainda precisamos descobrir sobre o PlayStation 5

Muito bom, muito bem, evento épico, grandes jogos revelados, visual do console incrível… Mas é claro que, como bons sonystas exigentes que somos, nós do Meu PlayStation também vamos abordar o que “ficou faltando” nessa quinta-feira (11). Óbvio, não esperávamos que tudo sobre o PlayStation 5 fosse revelado logo de cara, e listamos abaixo o que ainda estamos curiosos por ver.

A parte técnica tá OK, o lineup tá OK, o design tá OK… Mas tá na hora de brotarem algumas outras informações interessantes para que os fãs da marca fiquem ainda mais hypados. Primeiramente, é claro, o preço. Afinal, está tudo incrível, mas muita gente segue com dúvidas. Será que vai ser possível comprá-lo?

Lançamento e Preço do PlayStation 5

Isso é o principal, certo? “Holiday 2020” segue muito vago e, ao contrário do que algumas pessoas esperavam, a Sony sequer marcou um “próximo encontro” com os fãs após o evento de hoje. Se por um lado a companhia disse que era “só o começo”, não revelou quais seriam os próximos passos dessa jornada.

PLAYSTATION 5

Se levarmos em consideração que estamos em junho e os lançamentos de PS3 e PS4, que também foram anunciados primeiramente como “holidays” de 2006 e 2013, respectivamente, foram em novembro… Caso o PS5 siga esse cronograma, faltam cerca de cinco meses para ele aparecer nas lojas e até agora não temos a data exata.

Isso preocupa? Nem tanto. Se puxarmos à memória o caso do próprio PS4, o dia foi revelado somente em agosto, na Gamescom 2013. Ou seja, parece que tudo está dentro do planejado. Assim como o preço – que, nesse caso, assusta um pouco mais, porque os rumores são de que os custos de fabricação do PS5 foram bem mais altos do que os de seu antecessor.

Talvez por isso a Sony tenha já revelado hoje que o console terá duas versões: a tradicional e uma Digital, aparentemente sem o leitor de mídia física, o que pode fazer com que ela tenha um valor mais acessível.

Retrocompatibilidade com outros PlayStation

Aqui, fica difícil não comparar com a Microsoft. O Xbox Series X terá uma retrocompatibilidade extensa, e isso foi um dos destaques do evento de apresentação do console há algumas semanas. Por enquanto, a Sony ainda não se manifestou sobre a funcionalidade no PS5; algo que vem dando espaço para cada vez mais rumores.

As esperanças de que houvesse uma retrocompatibilidade com títulos de diversas gerações parece que estão se esvaindo, e ao que tudo indica, o console deve ser compatível apenas com alguns títulos do PlayStation 4. Contudo, nada disso está confirmado por enquanto. Esperamos ter novidades em breve.

PSVR

A Sony ignorou completamente o PSVR em tudo o que comunicou sobre o PlayStation 5 até agora. Nem mesmo hoje, quando diversos periféricos novos apareceram, os óculos de realidade virtual da Sony foram exibidos. Talvez haja um anúncio separado para um VR 2, porém esse “sumiço” do aparelho é curioso.

Especialmente porque houve muitos rumores de que o PSVR atual seria compatível com o próximo console, além de também ganhar um sucessor na próxima geração. Sid Shurman até fez um recap bem interessante do evento e das novidades mostradas hoje no PS Blog, só que também não houve nenhuma menção ao acessório.

Detalhes do Aparelho

O incrível visual do PlayStation 5 até foi mostrado, mas não foram detalhadas especificações do aparelho – como as possíveis conexões dele, se aquela luz azul muda de cor como no PS4, como é o leitor de disco, onde são as saídas de ar… Além de qual a diferença, realmente, para a versão digital. Ainda há muitos outros pontos que seriam interessantes.

1

Obviamente, só de o console ter aparecido, muita gente já ficou feliz – nós inclusive. Até porque ninguém esperava muita coisa sobre o aparelho em si nessa quinta. Mas agora que já tivemos um gostinho, fica aquele desejo por mais. Será que teremos algo na Gamescom? Talvez uma transmissão exclusiva da Sony antes disso? Teremos que aguardar para ver.