Notícias

Polícia de Turim, na Itália, acaba com esquema ilegal de importação de consoles retrô

Valor estimado das mercadorias apreendidas gira em torno de US$ 52,5 milhões

por Jean Azevedo
Polícia de Turim, na Itália, acaba com esquema ilegal de importação de consoles retrô

A polícia financeira da Itália desmantelou um esquema de importação de consoles retrô falsificados da China. As autoridades apreenderam cerca de 12 mil consoles, contendo mais de 47 milhões de jogos piratas dos anos 80 e 90, incluindo títulos populares como Mario Bros. e Street Fighter.

Segundo Alessandro Langella, chefe da unidade de crimes econômicos de Turim, o valor estimado das mercadorias ultrapassa US$ 52,5 milhões. Esses consoles imitavam marcas como Nintendo, Sega e Atari, mas não atendiam aos padrões técnicos e de segurança europeus, motivando a investigação.

Os consoles eram importados para a Itália e, após não passarem nos testes de segurança, a polícia financeira começou a investigar a organização responsável. Nove pessoas foram presas, podendo ficar até oito anos de prisão por comercialização de produtos falsificados.

O mercado de consoles retrô tem crescido nos últimos anos, impulsionando a demanda por videogames e cartuchos antigos. Isso levou ao aumento do comércio de produtos falsificados, tornando difícil para os colecionadores identificá-los, apesar da ajuda de guias online.

Para quem foge dos consoles retrô, o PS5 Pro está vindo aí!

A PlayStation Brasil confirmou que o PS5 Pro será lançado em nossa região. A data de estreia é no dia 7 de novembro, mas o preço continua sendo um mistério. Confira mais informações clicando neste link!