Notícias

A Terra agradece! PlayStation informa progressos em sustentabilidade

Com suas diversas empreitadas, a gigante japonesa parece estar no caminho certo para causar menos impacto ambiental nos próximos anos

por Valdecir Emboava
A Terra agradece! PlayStation informa progressos em sustentabilidade

Para comemorar o Dia da Terra na última sexta-feira (22), a PlayStation informou, em seu blog oficial, que está fazendo progressos na área da sustentabilidade. A ocasião visa chamar atenção para a preservação do meio ambiente e para questionar o comportamento dos consumidores e das grandes corporações.

A Sony Interactive Entertainment parece estar se esforçando bastante nesse quesito, já que busca metas ambiciosas para atingir o objetivo de causar menos impacto ambiental nos próximos anos. No que diz respeito à energia renovável, a gigante japonesa compensou as emissões de carbono equivalentes a uma média de 100 milhões de horas de eletricidade consumidas pelos consoles da casa.

A evolução nas tecnologias do PS4 e do PS5 também foram um dos principais pilares para esse fator de sustentabilidade. Chipsets e fontes de alimentação aprimorados para consumir menos energia e a implementação do modo de suspensão dos aparelhos — que desligam os consoles em desuso — seriam alguns desses esforços.

Horizon Forbidden West
(FONTE: reprodução)

Claro, isso não é tudo o que está sendo feito nos bastidores. O lançamento do Horizon Forbidden West também foi usado para a conscientização sobre as mudanças climáticas. Como noticiado por aqui em fevereiro, a PlayStation investiu esforços para reflorestar áreas selecionadas dos Estados Unidos, prometendo uma árvore na vida real para cada jogador que conquistasse o troféu “Reached the Daunt”.

Além disso, a SIE é membro fundador da “Playing for the Planet”, inaugurada há três anos. Estúdios de grandes desenvolvedores se reúnem nesse evento para discutir e implementar medidas apropriadas de sustentabilidade — e as ações dessa aliança podem atingir mais de um bilhão de jogadores.

PlayStation teria mais medidas de sustentabilidade para compartilhar no futuro

Por fim, Kieren Mayers, diretor sênior de meio-ambiente na Sony, ressalta que a companhia ainda tem um longo caminho a percorrer. O compromisso está progredindo e a PlayStation gostaria de fornecer atualizações regulares sobre mais medidas futuramente.