Para Shawn Layden, PlayStation 6 ainda terá mídia física
Ex-PlayStation comenta sobre a próxima geração da Sony em entrevista
Shawn Layden, ex-chefe da Sony Interactive Entertainment, acredita que o PlayStation 6 ainda contará com leitor de discos. Em entrevista ao podcast Kiwi Talkz, ele explicou que a Sony tem um alcance global e não pode simplesmente adotar um modelo totalmente digital sem considerar o impacto em diversos mercados.
Layden mencionou que a estratégia do Xbox em focar no digital tem funcionado melhor em países específicos, como EUA, Canadá e Reino Unido. Já a Sony lidera em mais de 100 países, o que exige uma abordagem mais cautelosa antes de eliminar completamente a mídia física já para o PlayStation 6.
Ele destacou a importância da conectividade para jogos digitais, questionando: “Podem os usuários na Itália rural ter uma boa conexão para aproveitar os jogos?” Segundo Layden, a Sony precisa avaliar se a infraestrutura global está preparada para um futuro sem discos antes de tomar essa decisão.
A pesquisa sobre esse impacto já estaria em andamento, mas, de acordo com Layden, o número que permitiria à Sony remover o leitor de discos com segurança ainda não foi alcançado. Isso indica que a empresa pode manter o suporte à mídia física por pelo menos mais uma geração.
O PS5 já possui uma versão digital, mas a permanência do modelo com leitor reforça a importância desse recurso para muitos jogadores. O ex-chefe da SIE acredita que a transição completa para o digital levará tempo, portanto, o PlayStation 6 provavelmente ainda oferecerá suporte a discos físicos.
PlayStation 6 deve seguir o “ciclo natural” das gerações de consoles
Hideaki Nishino, novo CEO da Sony Interactive Entertainment, entende que ainda há muita lenha para o PS5 queimar, tecnologicamente falando. Por isso, o PlayStation 6 chegará quando for a hora. Veja aqui!