PlayStation 5 terá SSD de 825 GB; suporte a expansão confirmado!
SSD do PlayStation 5 será fator-chave para sucesso do console.
Mark Cerny, líder técnico do PlayStation 5, trouxe hoje (18) um conjunto bem robusto de informações técnicas sobre a nova aposta da Sony. E a primeira informação “estranha” é o espaço disponível no SSD. O PS5 virá com uma unidade de armazenamento de 825 GB. Considerando que a maioria dos dispositivos – geralmente – oferecem capacidades em múltiplos (129 GB, 256 GB, 512 GB, 1 TB, etc), o número causa um pouco de estranheza.
Mas a própria fala de Cerny já lança uma explicação prévia:
Construir algo com ótimo desempenho e preço.
A memória flash do PS5 será mesmo o ingrediente especial do console. Enquanto a CPU e GPU se parecem mais com modelos disponíveis no mercado, o SSD não. O chip combina diversas estratégias para oferecer 5.5 GB/s como taxa de transferência em 12 interfaces de canais.
Os controladores se conectarão ao processador através de uma conexão PCI Express 4.0. Cerny argumentou que o projeto foi desenhado para não contar com gargalos e, além disso, oferecer aos programadores opções no momento de renderizar cenários.
Aliado a isso, o sistema de compactação de dados, Kraken, será 10% mais eficiente em comparação a outras abordagens. Os próprios controladores se encarregarão de direcionar os dados para o caminho certo, evitando fragmentação nos momentos de leitura-escrita. A ideia é oferecer recursos aos desenvolvedores nativamente, sem que estes tenham que gastar tempo em formas de otimizar como os dados serão lidos-salvos.
Com espaço de “apenas” 825 GB, os leitores certamente se perguntam: o PlayStation 5 terá suporte a expansão de armazenamento? E a resposta é sim.
O PlayStation 5 será compatível com unidades de armazenamento mais “antigas” – como HD externo, por exemplo – mas o desempenho não será exatamente o mesmo. O grande problema aqui é que o SSD customizado está um pouco à frente das opções disponíveis no mercado em relação a desempenho. Logo, os tempos de carregamentos não serão tão rápidos quanto.
Uma estratégia será usar um HD externo (comum) ou SSD “normal” para armazenamento de jogos de PlayStation 4 e deixar o SSD interno somente para os jogos de nova geração.
Mas, ainda que a compatibilidade com HDs externos terceiros esteja garantida, a Sony realça que as marcas que desejarem criar este tipo de componente para o PS5 precisarão passar por um processo de certificação. Isso para garantir compatibilidade total e desempenho. Provavelmente, iremos notar a chegada de unidades de armazenamento com os dizeres “produto certificado pela Sony” ou “compatível com o PlayStation 5”.
O lançamento do PS5 segue marcado para o fim de 2020.
.