Notícias

PlayStation 5 não deve ter saída de áudio óptica

Sony abandonou o formato desde o PS4 Slim

por Raphael Batista
PlayStation 5 não deve ter saída de áudio óptica

A Sony abandonou a saída óptica de áudio no PS4 SLIM e não vai usá-la no PlayStation 5. Pelo menos é o que revelaram as fontes do site The Verge. Por enquanto, a informação não foi confirmada oficialmente, mas a marca Astro Gaming lançou as suspeitas de forma indireta ao anunciar o lançamento de um acessório para adaptar o “HDMI para a entrada óptica sem um firmware adicional necessário” para o console da Sony.

Não é surpresa nenhuma que o PlayStation 5 não tenha a saída óptica, até porque os fones mais recentes já abandonaram o formato. Os acessórios utilizavam este modelo na época do PS2, há mais de 20 anos, e a maior parte dos fabricantes acabou adotando o USB ou P2.

1
Um exemplo de cabo de áudio óptico.

Quando o PlayStation 5 será lançado?

Tanto o PlayStation 5 quanto o Xbox Series X estão programados para o fim do ano, mas suas respectivas datas de lançamento e preços ainda são um mistério. De acordo com o site VGC, o console da Microsoft chegaria ao mercado no começo de novembro, enquanto o da Sony ficaria disponível na metade do mesmo mês.

A chegada do PlayStation 5 em 13 de novembro faria sentido. Isso porque, Call of Duty: Black Ops Cold War será lançado exatamente neste dia e pode aparecer na next-gen logo de cara. Liberar o console no mesmo período do novo CoD é bom negócio, pois a franquia da Activision normalmente forma parcerias de exclusividade temporária com a Sony – os jogadores que fizerem a pré-venda do jogo no PS4, por exemplo, terão acesso antecipado ao BETA.