Notícias

PlayStation 5: “imersão de tirar o fôlego”, garante Sony

Recursos são bastante elogiados por produtores de todo o mundo

por Vinícius Paráboa
PlayStation 5:

O PlayStation 5 está chegando e contará com recursos como um SSD de altíssima velocidade e o áudio 3D. Especificamente, essas duas tecnologias foram tema de debate entre diversos produtores pelo mundo.

Em publicação no PlayStation Blog, os devs começaram falando a respeito do SSD. Em um contexto geral, a maioria elogiou os tempos de carregamento praticamente instantâneos que o dispositivo proporcionará. No mesmo material, a empresa aproveitou para destacar em peça comercial:  “imersão de tirar o fôlego”. Veja:

 

Insomniac Games

Marvel's Spider-Man Miles Morales

Além do tempo de carregamento quase instantâneo e o deslocamento rápido no jogo, o SSD e sua velocidade nos permite rapidamente carregar e mostrar imagens mais detalhadas. Isso deve fazer com que a cidade pareça ainda mais bonita do que nunca, e este é apenas o começo para a nossa equipe, desbloqueando essas possibilidades. É uma mudança fundamental que não vemos a hora de aproveitar ainda mais nos anos futuros. Brian Horton // Diretor Criativo, Marvel’s Spider-Man: Miles Morales.

SIE Japan Studio

Como desenvolvedores [de Demon’s Souls], já estamos mudando a forma como pensamos sobre o SSD. Vemos não como um hard drive e sim como memória, usando a agilidade do SSD para carregar dados continuamente a velocidades insanas. — Gavin Moore // Diretor Criativo, SIE Japan Studio.

IO Interactive

Hitman 3

HITMAN 3 o incentiva a explorar e experimentar em seus enormes locais abertos – e poder carregar e salvar frequentemente é a chave disso. A velocidade incrível que vemos no console PlayStation 5 incentiva mais do que nunca a experimentação [do jogador]. — Mattias Engström // DiretorHitman 3.

Ubisoft

O SSD muda tudo, acho que conforme esta geração amadurecer, veremos algumas inovações incríveis em streaming e design de jogos de mundo aberto. — Neil Hill // Programador principal, Far Cry 6.

Housemarque

Um pouco mais adiante, na próxima geração, espero começar a ver desenvolvedores usando mais os benefícios não tão óbvios do SSD. É isso que me deixa mais empolgado! O que significa para os desenvolvedores poder carregar tudo do disco tão rapidamente? Será que ainda vamos sequer precisar do conceito de “fases”?…. As possibilidades desta tecnologia são emocionantes para mim como desenvolvedor e gamer.  — Ari Arnbjörnsson // Programador principal, Returnal.

Insomniac Games

Ratchet & Clank Rift Apart

Com sorte os jogadores puderam assistir a nova demo de gameplay que revelamos recentemente para Ratchet & Clank: Rift Apart. O SSD e a arquitetura E/S customizada em torno dele nos permitem enviar os jogadores pelas dimensões a velocidades quase instantâneas. Ele muda as regras fundamentalmente, e nos deixa considerar ideias e designs que são possíveis apenas no PlayStation 5. — Marcus Smith // Diretor criativo, Insomniac Games.

Em relação ao sistema Tempest 3D AudioTech (áudio 3D), os devs elogiaram a capacidade de imersão que a tecnologia proporciona. Com o recurso, o jogador vai se sentir dentro do game, pois poderá saber a direção de onde vem o ruído de determinado objeto.

Housemarque

Returnal

O áudio 3D é emocionante já que pode criar um ambiente de som mais preciso e convincente para os jogadores, e um senso mais forte de ambiente… em um jogo de ação rápido com muita verticalidade, como Returnal, também pode ajudar a situar o jogador, e tornar mais intuitivo para eles localizarem inimigos próximos ou projéteis vindo em sua direção em combate. — Harry Krueger //  Diretor, Returnal.

Norsfell

Poder adicionar camadas ainda mais profundas à música, com dezenas de estados diferentes reagindo ao ambiente e aos inimigos, criam uma ambientação ainda mais rica e cativante. Os jogadores podem usar essas deixas para se preparar de acordo, na esperança de viverem por mais um dia. — Julian Maroda // Diretor Criativo e Diretor Executivo, Norsfell.

Guerrilla Games

1

Agora, com o sistema Tempest 3D AudioTech do console PlayStation 5, podemos emitir sons de tal maneira que os jogadores poderão localizar as máquinas à sua volta com mais facilidade, o que é ótimo para situações onde você está cercado, ou apenas deseja pegar as máquinas de surpresa. — Mathijs de Jonge // Diretor Criativo, Guerrilla Games.

Capcom

Resident Evil Village

O áudio é um elemento chave para melhorar a experiência da próxima geração do PlayStation 5. É quase como se o sistema Tempest 3D AudioTech tivesse sido criado especificamente para jogos de terror. Antigamente, para obter um bom áudio de ambiente, os jogadores tinham que investir muito tempo e dinheiro. Agora, basta colocar uma headset, que podem obter uma experiência 3D completa. — Jun Takeuchi // Produtor executivo de Resident Evil Village.

Nixxes

Os mundos dos nossos jogos já são criados em 3D há algumas gerações, mas quanto ao áudio, ainda estávamos limitados ao ‘surround sound’ em 2D. Quando o Iron Man está destruindo uma torre acima de você, ou quando o Hulk urra enquanto enfrenta inimigos abaixo de você, você quer ouvir o som vindo dessas direções. Podemos pegar a posição do áudio e garantir levá-las para o sistema Tempest 3D AudioTech do PS5 e melhorar bastante a sua sensação de pertencer ao mundo. E tudo isso apenas com seus fones de ouvido, sem precisar de sistemas de som complexos à sua volta. — Jurjen Katsman // Diretor da Nixxes, desenvolvedora de Marvel’s Avengers.

 

O lançamento está planejado para algum momento do fim de 2020. Só falta sabermos preço e data, né Sony?