Notícias

Patente da Sony sugere que IA poderá jogar no lugar dos jogadores

O sistema da patente também sugere que a IA continuará evoluindo por conta própria seguindo dicas online

por Valdecir Emboava
Patente da Sony sugere que IA poderá jogar no lugar dos jogadores

A Sony registrou uma patente recentemente, com um conceito para usar inteligência artificial a favor dos jogadores. Em teoria, a funcionalidade estuda o estilo de jogo de alguém e, potencialmente, assume o controle do jogo para essa pessoa.

De acordo com o registro, o método envolve a atribuição de um perfil de IA pré-determinado pelo jogador, que começa com um conjunto genérico de ações. Com o gameplay constante de algum jogo, a IA estuda seu comportamento e faz as aplicações necessárias — isso significa que com o tempo ela começará a tomar decisões sozinhas, mas semelhantes as do jogador. Veja a descrição:

O método inclui a geração de um perfil de jogo do usuário ajustando ao estilo de jogo padrão com base na pluralidade de jogadas, que inclui um estilo personalizado para o usuário.

Esquematização de uma nova patente da Sony.
(FONTE: Reprodução/Patent Scope)

O sistema patenteado também mostra como a IA continuará evoluindo por conta própria. Em exemplo citado no processo, um personagem controlado pela função pode possivelmente ficar preso ao completar uma determinada tarefa. Aqui, a funcionalidade pode procurar ajuda automaticamente passando por guias online, logo, concluindo a tarefa sem maiores problemas.

Embora a patente sugira que a Sony esteja planejando a funcionalidade, é bom pontuar que nada foi divulgado de forma oficial até então. Em alguns casos, o registro é necessário apenas para que a empresa proteja as suas criações.

Patente da Sony sugere que jogadores poderão dar dicas in-game

Usar a IA para se adaptar ao estilo de jogo do usuário pode ajudar muito, além de ser uma realidade bem possível. Outra patente da Sony sugere que os jogadores poderão dar dicas in-game a outros players — logo, é possível concluir que a união das duas funções mencionadas neste artigo podem se dar muito bem juntas. Confira mais detalhes!