Notícias

Patente sugere que DualSense possa reproduzir feedback tátil de livestreams

Patente também descreve a possibilidade de simular efeitos de gostos e cheiros com o feedback tátil

por Vinícius Paráboa
Patente sugere que DualSense possa reproduzir feedback tátil de livestreams

Já pensou na possibilidade de sentir o feedback tátil no seu DualSense ao assistir uma livestream ou um vídeo? Isso pode se tornar uma realidade. A Sony publicou uma nova patente na Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO), que sugere o lançamento da tecnologia.

O documento, que veio a público no dia 4 de fevereiro, descreve a capacidade da entrega de metadados para “eventos hápticos” durante um vídeo. Esses metadados seriam codificados como parte de uma transmissão, junto com o áudio e as imagens até chegarem ao usuário.

Em resumo, a Sony pretende fazer com que o mesmo feedback tátil sentido na gravação de um gameplay seja passado ao espectador que esteja o assistindo. Por exemplo, haveria como reviver as sensações de um dos vídeos de troféus salvos no seu PS5.

A patente não sugere só o exemplo citado, é claro. Imagine assistir ao seu streamer favorito da Twitch no PlayStation 5 e ser capaz de sentir as mesmas coisas que ele, pelo DualSense. Além disso, a Sony poderia transmitir os “eventos hápticos” em revelações de gameplays de State of Plays futuros, para passar uma imersão maior ao usuário.

1
(Imagem: WIPO)

Mas calma, ainda não acabou. Partes do documento detalham sistemas em que o feedback tátil vai além do simples toque. A entrega de metadados simularia também os efeitos de cheiros e gostos, através de tecnologias desenhadas para esses propósitos. O registro descreve o VR em particular, onde um dispositivo bucal traria os sabores doces, salgados ou azedos.

É importante mencionar: patentes nem sempre se tornam realidade. A intenção da Sony pode ser, simplesmente, registrar a ideia formalmente.

Jogadores reclamam de “drift” no DualSense

O DualSense é, provavelmente, uma das tecnologias que mais traz o ar de “nova geração” ao PS5, graças aos gatilhos adaptáveis e feedback tátil. Mas aparentemente, até o poderoso controle possui o seu calcanhar de Aquiles: na Internet, alguns jogadores estão reclamando de “drift”. Saiba mais aqui.

Receba as novidades do meuPS no email

Nós não enviamos spam :)

Ao clicar em receber novidades você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade. Você pode optar por parar de receber os emails a qualquer momento.