Arquiteto do PS5 pode ter registrado patente de retrocompatibilidade com o PS3
Patente recém-descoberta indica interesse da Sony em rodar jogos antigos nos hardwares atuais
A Sony pode estar perto de anunciar uma ferramenta que expanda o suporte a jogos antigos nos novos hardwares. Uma patente de retrocompatibilidade recém-descoberta indica que os rumores sobre games do PS3 no PS5 têm chances de virarem realidade.
De acordo com uma reportagem do Respawn First, o “teste de compatibilidade com versões anteriores de software” foi patenteado pelo próprio Mike Cerny. O arquiteto da Sony foi o responsável por dar vida tanto ao PS4 quanto ao PS5.
Patente de retrocompatibilidade seria refinada no PS5
O documento, que pode ser encontrado no Justia Patents, sugere um sistema refinado onde o PS5 seria capaz de ativar um “modo de teste de tempo” especial. Em termos mais comuns, isso seria um “teste de estresse” semelhante aos betas de rede em jogos multiplayer.
Não está claro como isso funcionaria, mas a patente de retrocompatibilidade driblaria a arquitetura complicada do PS3, fundamentada no processador Cell. Devido a esse sistema, tem havido uma demora para contornar problemas de configurações e oferecer suporte.
Vale reforçar que essa patente de retrocompatibilidade é apenas um projeto e não está vinculada a alguma intenção clara da Sony. Assim, há chances dela sequer sair do papel ou de ser incorporada em outro tipo de ferramenta.
Há poucos dias, jornalistas comentaram sobre a possibilidade do suporte nativo aos jogos do PS3 chegarem a qualquer momento. Mas desde então, essas informações são tratadas apenas como rumores. Clique aqui para saber mais.