Overwatch ultrapassa U$ 1 bilhão em microtransações
Grande parte das microtransações são loot boxes, as "caixinhas da sorte".
Goste ou não, as microtransações são recursos muito rentáveis para as empresas e mesmo com investidas da lei, o cenário não deve mudar em razão das altíssimas cifras. Overwatch da Blizzard é um ótimo exemplo disso. O shooter já gerou receitas de mais de US$ 1 bilhão só com as compras in-game.
De acordo com os dados da SuperData Research, o jogo é o sexto da Activision Blizzard a ultrapassar o feito. A lista também conta com: World of Warcraft, Call of Duty, Destiny (quando este ainda era publicado pela Activision), Candy Crush e Hearthstone.
As microtransações em Overwatch vem formato de caixas de loot. Elas ofertam itens cosméticos que alteram apenas o visual. Os produtos não garantem nenhuma skin em particular, elas apenas ofertam uma lista de opções e cabe à sorte (ou azar) fazer o trabalho dela.
O dilema das loot boxes
O assunto é tão polêmico que existe uma proposta de lei que visa tornar as loot boxes ilegais nos Estados Unidos. A Entertainment Software Association – ESA criticou o projeto, classificando-o como “cheio de inconsistências e desinformação sobre como os jogos funcionam de fato”. Países como Bélgica e Países Baixos, foram na contramão da organização, forçando inclusive a Psyonix a desabilitar a mecânica de loot boxes em seu Rocket League.