Notícias

Operação ‘Game Over’ investiga sonegação fiscal no setor de games

Investigação começou há um ano.

por Caio Miranda
Operação 'Game Over' investiga sonegação fiscal no setor de games

Fim do jogo para a sonegação fiscal no setor de games. Pelo menos é o que pretende a investigação denominada Game Over, operação que deflagra contra aproximadamente 40 empresas do ramo eletrônico em um esquema fraudulento de sonegação de impostos.

A Secretaria da Fazenda estima que, desde 2015, varejistas e distribuidoras do setor faturaram por volta de R$ 800 milhões na venda de videogames. Deste valor, a suspeita é que cerca de R$ 250 milhões tenham sido sonegados.

1
Operação acontece na Grande São Paulo. Fonte: Divulgação.

Segundo a Polícia, a operação teve início há um ano e, ao que tudo indica, o grupo de empresas utilizou-se de nomes de fachada para emitir notas fiscais e simular recolhimento do ICMS devido ao sistema tributário brasileiro. Após este procedimento, as mercadorias eram vendidas para grandes lojas e varejistas do país.

Forte Mobilização

Para deflagrar a operação, a Polícia Civil e o Ministério Público de São Paulo estão trabalhando em conjunto. Ao total, 100 agentes fiscais e 70 policiais serão designados para cumprir 14 mandados de busca e apreensão e 12 ordens de fiscalização em escritórios das cidades de São Paulo, Osasco, Barueri, Guarulhos e São Caetano.

A ideia é angariar documentos e arquivos digitais que possam comprovar o crime de sonegação fiscal. Além disso, o objetivo do Ministério Público do Estado é punir os culpados na esfera criminal, assim como todos os beneficiados pelo esquema