Notícias

Dev reforça que “números de Teraflops” não significam nada

Matt Phillips já trabalhou em mais de 24 jogos AAA e comentou mais sobre o tema.

por Raphael Batista
Dev reforça que

O arquiteto do PlayStation 5, Mark Cerny, já havia dito que “os números de Teraflops” podem enganar os consumidores. O executivo revelou que o elemento é apenas uma das facetas do processamento dos hardwares. A fala de Cerny foi reforçada por Matt Phillips, um desenvolvedor veterano da indústria que já trabalhou em 24 jogos AAA.

Phillips atuou como programador em games lançados para a Nintendo, Microsfot e PlayStation, então ele tem autoridade no assunto. Segundo ele, nenhum colega de profissão usou o termo “Teraflops” como uma unidade de medida e, a palavra em si, não tem nenhum sentido para estabelecer a potência de um console.

O que é importante para a qualidade dos nossos jogos em um novo hardware: bons devkits, os mais recentes C++ e compiladores de shaders, um excelente leque de ferramentas de CPU e GPU, tempos rápidos de interação, sem gimmicks.

Phillips reconhece a importância de ter uma alta capacidade de memória RAM e uma GPU moderna para jogos específicos. Porém, as especificações maiores não resolvem as questões de “fidelidade visual versus tempo/oração/staff requerido”.

Embora os números de Teraflops não representem exclusivamente a potência de um console, nós sabemos que o PlayStation 5 e o Xbox Series X terão um grande nível de capacidade. Confira a comparação entre ambos os hardwares.