Notícias

Transições do novo Ratchet & Clank rodariam em um PS3, diz dev

Jon Burton, fundador da Traveller's Games, afirma que a declaração da Insomniac, de que o game só foi possível por conta do SSD do PS5, é "enganosa"

por Valdecir Emboava
Transições do novo Ratchet & Clank rodariam em um PS3, diz dev

Para um desenvolvedor veterano da indústria de games, a Insomniac enganou os jogadores ao dizer que as transições de cena do novo Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão só foram possíveis graças ao SSD do PS5. Segundo Jon Burton, fundador da Traveller’s Tales (agora TT Games, da franquia LEGO), essas técnicas poderiam ter sido facilmente aplicadas em um PS3.

Em vídeo publicado no “Coding Secrets“, seu canal no YouTube, Burton afirma que a apresentação do gameplay do jogo — mostrando o Lombax viajando entre diversas dimensões diferentes — foi “bastante enganosa”. Ele justifica seu ponto afirmando serem “seções muito curtas e de jogabilidade muito limitada”.

Burton está ciente do poder do SSD do PS5 e não nega que ele foi de grande ajuda para executar o novo Ratchet & Clank da forma correta. Porém, ele continua com uma explicação técnica, para evidenciar os motivos pelos quais o jogo rodaria em um hardware de duas gerações atrás:

Agora, eles poderiam estar usando todos os tipos de truques de SSD para fazer isso, mas como é apenas uma fenda e sempre vai para a mesma área, isso pode ser facilmente alcançado em hardware mais antigo.

As dimensões são graficamente básicas e, na verdade, parecem usar muitos dos mesmos objetos genéricos como caixas que já estariam disponíveis na memória.

Portanto, é basicamente uma cúpula do céu, algumas pequenas plataformas, objetos genéricos e boa iluminação, então em hardware mais antigo não ocuparia muita memória, especialmente porque também usa os objetos genéricos, que tornam o carregamento rápido.

Imagem do novo Ratchet & Clank
(FONTE: Reprodução)

53% dos jogadores do novo Ratchet & Clank “platinaram” o game

Bom, se o novo Ratchet & Clank pode ou não rodar nos consoles de geração passada, isso parece não fazer tanta diferença para os jogadores, afinal, 53% deles já platinaram o game — apenas duas semanas após o lançamento. Confira os detalhes!